segunda-feira, 25 de junho de 2012

" BOM CARNAVAL ! "




        Isso faz muitos anos. É um fato que aconteceu na década de setenta, talvez.
        Naquela época Ribeirão era pequena e tínhamos amigos comuns que conhecíamo-nos. E relojoeiro era uma profissão particularmente considerada, pois que os relógios eram ainda de martelo, cordas etc. Nem de esfera ainda existiam. Sempre davam defeitos e cada um tinha o seu relojoeiro de confiança para cuidar de sua "máquina".
        Naturalmente eu tinha o meu. Grande saudoso amigo, já falecido.
        Era meio filósofo bem humorado. Ali, trabalhando nas "máquinas" pensava, e tinha para cada fato, uma opinião própria.
        Sempre que se despedia de mim falava: "Bom carnaval !" Os anos iam e sempre ele assim me o desejava. Fosse em que época do ano fosse, sua recomendação era sempre a mesma.
Um dia perguntei-lhe, por quê sempre tinha na despedida esta forma de saudação.
       Ele respondeu-me sorrindo: "Todo brasileiro apenas importa-se com esta data. Logo, sempre está esperando a vinda do próximo Carnaval". Ambos sorrimos.
Por fim Bom Carnaval, como já eu o chamava, morreu e tempos já decorreram de seu sepultamento e sua relojoaria não mais existe.
        Mas sempre esta expressão perseguiu-me. Nela, as vezes, pensava. Até que, lendo Jung tempos atrás, vi que a imagem revive a emoção. E nós, brasileiros, com a imagem do carnaval sempre nos lembrará esta data conduzindo-nos a uma ideia de felicidade plena.
        Hoje, usualmente, despeço-me dos mais íntimos com a carinhosa expressão: "Bom fim de semana." Aproximei a data que mais nos importa durante a semana. Carnaval é muito longe.
            E, para todos, um Ótimo Fim de Semana.
 
            J. R. M. Garcia