sábado, 23 de junho de 2012

CUSTOS EMOCIONAIS E BENEFÍCIOS DO AMOR


Interessante !
Para cada tipo diferente de amor, os gregos possuíam uma palavra especial. Usavam “Eros”, para designar o tipo específico sexual de amor.
Esta definição falta ao linguajar comum do Ocidente.
Lá eles designavam, no grego antigo, claramente a forma de relacionamento amoroso entre as partes.
Uma definição que falta ao Ocidente, mas em grego é bem definido. Palavras diferentes para a significação da palavra “amor”.
De fato usavam, "storgé", quando se referiam ao tipo de amor existente entre pais e filhos, entre irmãos e irmãs.
Também usavam "philía", com referência a um amor do tipo amizade que existe entre pessoas que têm muito em comum, em sentido cultural e/ou idealístico.
Mas, com maior freqüência, usavam uma palavra raramente empregada pelos antigos escritores gregos: trata-se de “ágape”, referindo-se ao amor baseado em princípios, amor que pode ser expressão exemplar do altruísmo.
Quanto ao custo deste amor, obviamente ele existe.
Até mesmo no caso do tipo romântico de amor, é verdade que custa caro, mas vale a pena — isto é, se for mantido dentro dos limites estabelecidos para ele.
O tipo de amor que existe entre pais e filhos, também entre irmãos e irmãs, semelhantemente custa algo. Tais relações têm de ser cultivadas, a fim de prosperarem. As obrigações precisam ser cumpridas.
Mas, vale a pena fazê-lo. Pense só na satisfação que emana de se fazer algo por alguém a quem ama, também, de quanto significa ter alguém que realmente se interessa por você.
“A solidão é o quinhão de muitos, porque, segundo creem, ninguém realmente se importa com eles.” (Socrates).
Para se gozar o amor de amigos há também um preço que tem de ser pago. A amizade entre duas pessoas maduras exige consideração, solicitude, bons modos, tato, e genuíno interesse no bem-estar da outra pessoa, entre outras coisas. Quando as amizades se desfazem, dá-se isto porque uma ou outra pessoa tentou receber demais e não dar o suficiente.
Já aqui, abaixo dos trópicos, “amor” tem o sentido generalizado de “transar ou ficar” e tal “transa” descompromete as partes de quaisquer zelos e custos emocionais.
Audrey Hepburn foi um exemplo de amor ágape e a Embaixatriz da UNICEF. 
Um exemplo a ser seguido.

O Peregrino.