sexta-feira, 22 de junho de 2012

O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO NO PARAGUAI ?


(FAVOR COMENTAR CONTRA OU A FAVOR)

Sociólogos, políticos, analistas socio-políticos, historiadores e até mesmo momoráveis filósofos, equivocam-se frente as realidades que se desenham aparentemente sobre os rumos de uma nação e sua História. Hitler e Napoleão Bonaparte, são dois exemplos clássicos da perca de contato com a realidade histórica de suas nações e da visão que sobre eles possuiam à época. Ambos imaginaram que suas nações seriam capazes de modificarem o mundo em um sentido próprio, impondo sua política e sua vontade pessoal não somente a seu país, mas à aqueles que se lhe opunham.
Estes fatos, aparentemente distantes do Paraguai, da época que separam os eventos, pode-se aplicá-lo para uma análise analógica entre Fernando Lugo e estes inigualáveis líderes europeus de épocas idas, como Hitler e Napoleão.
Por quê ?
Lugo, apesar de suas fraquesas éticas e morais, gerando como ex-bispo filhos naturais em várias mulheres, sendo afastado da sua Ordem Religiosa católica, tem um lado positivo, embora com graves equívocos políticos que assemelha-se a Hitler e Napoleão. Claro. Lugo, é praticamente um ignorante comparado a estes líderes e seu país incomparavelmente pobre, desentrualizado e destituido de cultura. Mas é análogo seu erro.
Lugo tentou ultrapassar seu tempo, tentando fazer uma reforma agrária à revelia da maioria absoluta de sua Nação, enfrentando uma oligargia secular.
Estava decididamente louco. Isso seria contrariar toda massa de poder aos proprietários rurais de sua nação, que consitui toda força política e econômica do Paraguai.
Ora, a reação foi imediata. Não se trata de um golpe militar. Trata-se de  colocar para fora em um simples e direto golpe congressual jogando a rua  uma pessoa que, tendo sido eleito por um maioria pequena, queria manobrar contra a maioria. Impossível ! Hitler e Napoleão foram mais hábeis, mas Lugo...apenas levou um papelote na cabeça e já está sem emprego.
Para que uma Nação caminhe, é preciso que seu povo caminhe junto e o Paraguai, um dos mais atrasados países da América, não caminhará agora e nem no futuro, comungando com as idéias do ingênuo Lugo.

O Peregrino.