sexta-feira, 3 de agosto de 2012

= CARTA ABERTA A RUBINO =

RUBINO 


          Assunto sério, já lhe aviso.
Rubino, pegue o copo, sirva sua cerveja preferida e assente-se aqui nesta poltrona a meu lado. Vamos ver o por do sol e sentir a brisa marinha. Quero falar de você e com você. Afinal, você foi o primeiro que me cumprimentou por ter aprendido a colocar fotos no Face e, depois, o primeiro que, na primeira crônica, já aderiu ao Blog.
          Um dia destes, uma amiga lá do Rio Grande do Norte mandou-me um e-mail dizendo-me quero imitar o play boy e, por isso, tinha pena de mim.
          Outra amiga, sabendo que eu usualmente ia a noite jogar redes com pescadores de camarões meus amigos, em Bertioga, voltando a retirá-las ao amanhecer, comentou desiludida: “Por quê você quer fazer sempre coisas diferentes, sempre inusitadas, esquisitas ?”


          Lá da Europa a Maria Lúcia, sua conhecida, advertiu-me, quando você convidou-me a fazer a Rota 66 -Leste-Oeste-, “The Main Street of America”, advertindo-me de que você me mataria em suas aventuras amlucadas. 


      Você pilota e gosta de sua  Harley-Davidson. Aprendeu cedo a dirigir uma motocicleta. Para você ela talvez seja como um cavalo para mim, que nasci na roça.
          E, deste então, tenho pensado nestas coisas.
     Sugerir não ofende. Se despachar-me da poltrona e insinuar enfado, interrompo o papo e vou-me.

 ROTA 66

        A rota que você fará de Leste a Oeste nos EUA, é de 3.944 km. Mas recordemo-nos. Terá de segurar os guidons da moto o tempo todo, a postura de montar o silim, brecar, mudar marcha, equilibrar-se, evitar eventuais acidentes, cuidar da manutenção da moto, ventos fortes de través, de frente, raras mas eventuais chuvas, possíveis obstáculos ocultos na pista, roupas e botas pesadas pelo corpo e, enfim, ficará tenso por horas e horas dias e dias e exposto a muitos eventos imprevisíveis.  
          Pense nisso, meu Amigo.


MOSCOU 



     E, que tal uma outra viagem, em cabine própria, de luxo, restaurante a bordo aberto a noite toda,  atravessando uma das regiões completamente desconhecida para a maioria de nós, com o privilégio de cruzar grandes rios, varar montanhas cobertas de neve, sobre precipícios  extraordinárias, florestas intermináveis, vastas estepes e maravilhas naturais como o lago Baikal, a pérola da Sibéria?

VAGÃO RESTAURANTE DA TRANSIBERIANA

FERROVIA TRANSIBERIANA
LAGO BAIKAL -Pérola da Sibéria- 

        Serão sete dias como em um navio de bitola larga, saboreando na janela a lenta mudança de paisagens e a vida a bordo em uma espécie de cruzeiro terrestre. Pode parar a hora que quiser e descer para ter contato com a população nativa e, depois, recomeçar a viagem. E assim rodará por 9.000 kms. De Moscou a Vladivostok nas costas do Pacífico, com todo conforto. Transportar-se-á do lado de cá para o lado de lá nos Montes Uráis: de cá o Ocidente e, de lá, o Oriente. 



VLADIVOSTOK -final da viagem- 

VADIVOSTOK -final da viagem c/ navios até os EUA

          Há mais e agradáveis detalhes, mas estes falarei pessoalmente.
          Se quer, convide alguns amigos e...”pé da estrada”.
          Pense, repense e diga-me: “VAMOS”.
          Cuidarei do resto com sua aprovação, claro.
          Falei sério aqui, Rubino.
       Ótimo fim de semana para você e os amigos que me honraram com a visita.
          J. R. M. Garcia.