domingo, 26 de agosto de 2012

=DESCANSE EM PAZ NEIL ARMSTRONG=

NEIL  ARMSTRONG 

Era o ano de 1969. Eu já estava casado, duro como platina iridiada, pagando aluguel que mal me sobrava para um táxi, à pé, com esposa a minha mercê, mas morria de vontade ir em Cabo Canaveral, pois sabia que aquele era um dos marcos da descoberta do Universo. Muito mais que a partida de Colombo . Mas...não tinha dinheiro. Ele era contadinho mesmo. Não fui.

Mas bem antes, ainda no internato com os padres jesuítas, fazendo o ginásio, eu seguia a corrida espacial.  No Bandeirantes, em São Paulo, segui melhor.
Desde quando o Sputnik 1  fora lançado pela  The Soviet Union launched it into an elliptical low Earth orbit on 4 October 1957. então  União Soviética,  em uma órbita elíptica baixa, em 4 de outubro de 1957, a acirrada corrida espacial entre UNIÃO SOSIVÉTICA e EUA aumentou.

SPUTNICK 

Eram tempos de “guerra fria” e gastava-se “zilhões” em busca de sucesso. E o Sputnik 1 era um sucesso.
Sputnick 1 foi lançado durante o Ano Geofísico Internacional. O marketing fora grande.
Particularmente   -devo confessar-   dei os EUA como atrasados na disputa.
Mas já em 1º de Outubro de 1.958 , um ano após, os Gigantes fundavam, a NASA, com verbas enormes ao seu dispor.
E o resultado foi que Estados Unidos enviou ao espaço em 16 de julho de 1969 a primeira missão tripulada a chegar a superficie da Lua, sendo o comandante  Neil Armstrong o primeiro ser humano a pisar na superficie de nosso satélite, em 21 de julho de 1969.





E deste periodo para cá, toda comunicação em nosso planeta mudou. Satélites fixos giram as centenas sobre nossa cabeças transmitindo, à velocidade da luz, noticiários, mensagens, fotos do Globo, informações atmosféricas e agora com destino a Marte. A exploração do Universo iniciou há muito tempo. Hoje, ao contrario da Russia, é da iniciativa privada os rumos da exploração espacial. A NASA apenas coordena a inciativa privada, faz as concorrências (não no estilo “mensalão”), paga, fiscaliza, mas os laboratorios privados é que desenvolvem as máquinas. Igualzinho ao Brasil.

NEIL  ARMSTRONG 

Será que conseguimos avaliar a coragem, a intrepidez fría, a tenção e atenção de Neil Armstrong ao comandar o múdulo lunar naquele instante supremo, sabendo que olhando-o estava toda Patria e nosso planeta também, onde a finalização de toda uma enorme tarefa de milhares de homens repousavam  nele a  confiança.
Vá em paz grande Homem.
Deus espera por você, herói pacífico de nosso planeta.
Jamais, em todos os tempos, ninguém o esquecerá.