segunda-feira, 13 de agosto de 2012

NELSON      RUBINO

    Hoje não preciso escrever. Apenas darei publicidade ao depoimento que Rubino publicou no Face e autorizou-me a fazê-lo aqui. É um depoimento pungente, vivido por ele em busca de salvar o amigo das garras do que aqui se chama “saúde pública”.

 “Vergonha de ser brasileiro... acabo de chegar de uma odisséia... meu amigo coronel Silveira internado no hospital Pirassusara... em uma maca com fratura no fêmur...com mais de 30 pesssoas esperando na maca ser atendido... e ele teria q ficar até segunda feira(na mesma maca... esperando no pronto socorro) para passar no ortopedista... e quem sabe Deus quando iria operar...
Claro q passei o dia todo com ele tentando uma transferência para o hospital militar... Depois de muita briga consegui ...
Um país pobre... a onde o mais importante é construir estádio para as olimpíadas e campeonato mudial de futebol... mais a construção do instituto lula... me desculpa...mas isto aqui é uma país de merda...cheio de gente covarde... a onde uma novela consegue parar um país...
Desculpa Ana Claudia... mas sou de uma família paulista quatrocentão...por isto minha indignação...
Santas são as enfermeiras e os médicos destes hospitáis públicos... sempre com um sorriso... mais parecia hospital em plena querra mundial... Tive q sair para comprar fralda geriátrica... pois tinha acabado... quando me dei conta era o próprio enfermeiro... ajudando os esfaqueados... atropelados...uma vergonha... e lá fora carros de políticos... e pessoas distribuindo santinhos... como se aqui fosse primeiro mundo... Vou tentar dormir... e comemorar o dia dos pais junto com meu amigo...Desculpa meu desabafo...”

O texto esgota-se em si mesmo. Transmite e muito bem, tantos quantos neste instante estão sofrendo a mesma aflição e desespero nas unhas da prestação da “saúde pública”.
Nada a desculpar Rubino. Não é desabafo. É o que os romanos antigos chamavam a “sacra ira”. A sagrada ira.   
      J.R.M.Garcia.