quinta-feira, 2 de agosto de 2012

= RUSSIA, MEU AMOR DISTANTE =

CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO RÚSSIA
Queridos amigos que acompanham com tolerância o Blog de minha autoria =TABUS REFLEXÕES PARADIGMAS MEMÓRIAS=. Sou-lhes muito grato, pois o Blog começou em menos de dois meses e a frequência já é alta. É um Blog como seu nome diz em toda interpretação de seus termos. A proposta é esta. O nome é sim a expressão de seu significado.
Mas, hoje, o que desejo dizer-lhes é mais.
         Falarei a outras pessoas distantes de nossa terra. Muito longe. Um país imenso.  
    Por estranho que lhes possa parecer e para meu grande susto =TABUS REFLEXÕES PARADIGMAS MEMÓRIAS= está sendo lido com grande frequência na Rússia, é o que acusa a escala de entrada via Google. 
          Quanto a Literatura, nada se lhes compara, pois a figura de   Léon Tolstoi  (“O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só”; Dostoiévski ( “Quanto mais gosto da humanidade em geral, menos aprecio as pessoas em particular, como indivíduos”), são vultos incomparáveis da espécie humana; Pavlov, o incomparável fisiologista que abordou pela vez primeira o fenômeno do “reflexo condicionado”.
TOLSTOI 
DOSTOIÉVSKI
           Helena Antipoff, psicóloga, cujos estudos são-nos bloqueados, mas cujas ideias pioneiras nos fascina pela sensibilidade; Sechenov, incomparável fisiologista russo, em “Reflexões do cérebro”, “um corpo é uma máquina (com abundância de conexões), por isso, trabalha com o E-R, um estímulo produz uma resposta”, criando o que chamara a “Reflexologia Russa”; Gueorgui Jukov, o temido e respeitado cabo de guerra, que arrastou as tropas alemãs para fora de seu país e tomou Berlim.
GUEORGUI  JUKOV
A resistência heroica de Stalingrado; em Moscou  (Московский), o metrô com 99% de aprovação em qualidade, com 302 km. de trilhos, 8 milhões de passageiros dia, com 146 estações, é chamado o “Palácio do Povo”, devido o requinte de suas instalações; a A Ferrovia Transiberiana com 10.000 quilômetros de extensão, atravessando 10 fuso-horários;  vocês tem a maior rede ferroviária do mundo com 43.000 km; o rio Volga com seus canais, tem mais de 3.700 kms. navegáveis, chamado o “coração de todas as russias”; os Urais; a planície siberiana, a maior do globo rica em ouro e petróleo.
METRÔ DE  MOSCOU 320  KM. 
METRÔ DE  MOSCOU 320  KM
 
FERROVIA  TRANSIBERIANA  10.000 KM. 

RIO  VOLGA  3.700 KM. 

ESPORTES   CURIOSOS  





FORÇA  AÉREA 

Da Rússia, para um Blog, já disse muito.
Pouco sei de seu país.
Assim como Rubino tem a pretensão de fazer a rota 66 Leste-Oeste nos EUA em sua Harley-Davidson, eu teria a ambição de cruzar os Urais pela Transiberiana, como vocês russos dizem aí com carinho: “Na União Soviética a ferrovia imensa se cansa de andar em VOCÊ!!”.
Que mais posso dizer ?
Comentem-me aí. Escrevam mesmo que em russo.
Detesto o comunismo, mas amo a Russia.
Um abraço a todos vocês que me leem aí.
J. R. M. Garcia.