quarta-feira, 5 de setembro de 2012

=FALANDO COM DEUS=


FALANDO   COM   DEUS 

DEUS 

            Algum de vocês já experimentou falar com Deus ?
          Provavelmente muitos e muitas vezes, não é ?
       Há algum tempo atrás assomou-me um pensamento que atormentou-me por vários anos. E a coisa era a seguinte. Simples de explicar.



LOBÃO  & SARNEY

ID AMIM DADA 



       A gente vê tantos absurdos no mundo, tantas infelicidades, tanto sofrimento, tantas injustiças, que fica assim sem compreender o que vem a ser a justiça divina. O conceito de pecado, para mim, obviamente, já fora pulverizado há muito tempo. Daí comecei a pensar: se não há outra vida capaz de levar à punição a um Sarney, Lobão, Hitler, Id Amim Dada, qual a justificativa de esta gente permanecer bem, com saúde até o fim da vida e, por outro lado, criançinhas indefesas nascerem já com leucemia, tantos outros com muitas síndromes, doenças incuráveis ? Tanta infelicidade nestes hospitais, dos quais os políticos roubam o dinheiro dos desvalidos e eles, os políticos, felizes.
            Deste modo, qual seria os parâmetros de julgamentos de Deus ?

SANTO AGOSTINHO DE HIPONA

       Essa ideia atormentou-me por alguns anos. Aliás, pensamento nada original, visto que  Santo Agostinho de Hipona, teologo e o maior filósofo da Igreja antiga, em Confissôes (397-398) ,  viu-se às voltas com um pensamento muito mais complicado, o ato da graça ser concedida a marginais como Sarney e negada a uma pobre infeliz criança condenada a dores permanentes até seu fim.
            Daí pensei em escrever um libelo sobre A CONDUTA DE DEUS, embasando meus argumentos em assuntos fora do próprio Deus.
            Quando esta ideia se firmava mais a mais, neste instante, olhei o céu com 125 bilhões de galáxias iguais à Via Láctea. Observem bem: 125 bilhões de galáxias como a nossa. É inimaginável esta ideia. Se não fosse científica, para mim, seria mentirosa. O calculo é assombroso: “Portanto, fazendo as contas, 100 bilhões de galáxias vezes 100 bilhões de estrelas, existem 10 sextilhões de estrelas, ou 10 seguido de 21 zeros”. Isso é inimaginável. Impensável. É muita grandeza 


DEUS

               No meio desta confusão resolvi falar com Deus de irmão para irmão.
            E Ele me disse: “Tudo que você imagina não é. O mais é o menos. A matemática, que você tanto confia, de nada serve para o Meu Universo. A Física seja newtoniana ou quântica não é nada. Os sofrimentos que imagina, não o são. O que é, nunca foi. O que foi é, de fato. O tempo e espaço não existem. Ilusões, substituem novas ilusões. Na verdade nem você existe. O falso é o concreto e o concreto é falso. Não tente continuar.”
            Retruquei: “Mas....”
            Ele continuou: “Nada de mas... Nem todavia e, tão pouco, contudo. Pare de falar. Abrace seus entes queridos. Seja feliz neste feriadão que vai começar amanhã. Procure dormir tranquilo. Deixe que o mundo siga. Faça o que melhor lhe aprouver e deixe de pensar nestas coisas. Eu não sou a Justiça e nem a Injustiça. Seja feliz. Colha uma rosa e a dê para quem ama. Dê uma abraço em uma árvore, se ninguém conseguir abraçar. Como e beba à vontade, se puder. Se não der para fazer nada disso, sorria para o céu, a lua e, se este espaço não existir onde você está, sorria para si mesmo. Pois nem Eu sei sua hora. Vá em paz e não vote a indagar-me.”
            Silêncio.
            J. R. M. Garcia.