domingo, 9 de setembro de 2012

MENINO BOBO COM ALMA

O MENINO BOBO COM  ALMA 

Tenho uma amiga muito querida, a qual não encontro há muitos anos.
Penso que transcrever aqui o e-mail que ela remeteu-me neste final de tarde, não seria inconfidência. Entendem assim como eu, não é ?
Aliás, estes são os mimos que a gente recebe e quer dividir com os amigos.
Eis parte do e-mail. 

“Como leitora do blog eu gosto muito de tudo e acredito que do Paulo Coelho só li um livro, e não sei dizer se teria vontade de ler outro.
Já o blog leio todos os dias.
Ele se chama como se é, e, por isso, verdadeiro.
Existe uma poesia da Clarisse Lispector, vou tentar encontrá-la, a qual fala sobre o bobo. Maravilhosa ! E, no fim, ela termina dizendo que Jesus Cristo era bobo.  E que somente os bobos amam de verdade.
Gostei de vê-lo na foto. Linda!”

CLARICE  LISPECTOR  &  BERTRAND  RUSSEL

Não li o poema de Clarice. Aliás, estou sempre em falta com esta expressão magnífica das letras brasileiras. Creio que na incomparável narração de Lispector -a ucraniana brasileria- que a tudo torna belo e real e, assim, não duvido que seu brilho resplandecente, verdadeiramente possa ter feito a analogia sutil entre Jesus e um bobo. Bertrand Russel (1872 a 1970) que não foi poeta e nem escritor, comparou Jesus a “mais linda expressão de bondade moral” que ele conhecera.
Aqui, “no caso em tela”, -como minha nora gosta de citar-, longe de mim está a figura do bobo expectado por Lispector. 
Realmente considero-me deste modo mesmo, mas prefiro esta qualificação a daqueles que, pensando-se sabichões, terminam por realmente passarem por mais bobos do que eu.

AMOR 

Quanto ao Amor...e principalmente ao Amor dos bobos...
Bem !
Isso é tema para uma outra crônica bem mais complexa, muito mais dentro dos parâmetros da Filosofia e, talvez, Teologia. 
Concordam ?
Amigos, tenham uma exclente segunda feira e esqueçam esta semana que inicia. Logo mais vem outro final de semana, pois ninguém é de ferro para engolir este Brasil de políticos desalmados, autoridades falidas, judiciário corrupto, de uma vez só. Precisa uns goles de sossego. E, por isso, inventaram o final de semana que logo, logo vem outro.
Abraços.
J. R. M. Garcia.