quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A VIDA E A CONSCIÊNCIA

A VIDA E A MENTE

            Iniciei várias vezes esta crônica.
        Não consegui.
      Como se pode, em um Blog não especializado, conceituar temas como o quê é a vida e a mente, sem jogar todo leitor no enfado, no não entendimento de campos infinitamente distante e abrangentes ?


Capra Baltimore - Bourdieu - B. Alan - Brian Halwei

           Teria de escrever laudas e laudas aqui sobre Fritjof Capra (Ph.D., físico e teórico de sistemas, autor de  seminários de gestão para executivos de topo.); como Pierre Bourdieu (sociólogo francês detectou mecanismos de conservação e reprodução em todas as áreas da atividade humana, entre elas o sistema educacional); David Baltimore, americano biólogo , administrador de universidade , ganhador do Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina; B. Alan Bourdieu, Ph.D., um dos mais prolíficos escritores e tradutores do budismo tibetano no Ocidente,   inovando a integração de práticas contemplativas budistas com a ciência ocidental; Brian Halweil, membro sênior do Worldwatch Institute, abrangendo questões de alimentos e agricultura e, atualmente, co-diretor do Planeta Nutritivo ( www.NourishingthePlanet.org ).
Mas como, também, proceder sem estas dissertações ?
De forma grosseira, primeva, tentarei, sem dissertar sobre estes gênios, comparar assim a vida e a mente.
Vida é uma “coisa” (célula capaz de se auto nutrir e reproduzir ) e “mente” é um mero processo do qual esta “coisa” é
Um tosco exemplo. 
O avião, parado em um aeroporto é um objeto e, quando em voo, é um processo.
Mas há, aqui, uma enorme diferença fundamental, que jamais poderá ser experimentada, senão como um exemplo: jamais a vida e mente poderão separar-se. Ambas existem e somente existem juntas.
A vida é um ser, sendo.
Não sendo a vida deixa de existir.
E como tal  -já aqui fora do tema-  a vida em todo planeta é um todo sistêmico e indivisível. Desde os liquens (formas mais simples e antigas de vida) até o mais complexo cérebro do ser humano, são sistêmicos.
Bem !
Mas isso já é outra História. 
J. R. M. Garcia.