terça-feira, 16 de outubro de 2012

=CO-PILOTO MEIA TIGELA=

CESSNA  172

Recebo do amigo Fernando Mazzei, o qual tendo sabido recentemente que uma de minhas paixões da juventude foi brevetar-me, um caridoso e gentil e-mail, no qual assim expressa-se: “Zé não existe idade para aprender a voar. Vá no aeroclube de Ribeirão e se inscreva para fazer o curso de pilotagem. Vai ser a melhor coisa que vai acontecer para vc. Não tenha medo achando que vc não vai assimilar as lições de voo. Quando vc fizer seu primeiro voo solo vc vai entender.”
        Quanta bondade !
        Quanto carinho !
      E olha que já tive minhas peripécias neste voos sobre este Brasil de Deus.  Quase morro na Serra das Aráras, cabeceira do Pantanal em um corisco; em uma aterrissagem forçada a noite em Goiânia em um 727; uma chuva de pedra pousando em Carrasco, Montevidéu; um pneu estourado na pista no Leite Lopes jogou-nos fora da pista; noite trágica de chuva, em um monotor pequeno, sem conseguir achar a pista etc. etc. etc.
        Se este Blog continuar a existir, ainda narrarei estas incidentes aqui.
        Mas a verdade é que fui mesmo um apaixonado pela aviação. Fiz o curso teórico para as aulas práticas de voo. Melhores notas. Fui ótimo aluno de Física e professor de cursinho de geometria.  Mas, aí meu primeiro filho nasceu. Aumento de despesas, responsabilidades e também a advocacia cresceu exponencialmente. Faltava dinheiro e tempo. 

PAINEL DE COMANDO CESSNA 172

        Cheguei mesmo a ir ver um cesna para comprar mais adiante na vida.  Mas não passou disso.
     Enfim, posso dizer-me um co-piloto meia tigela para olhar mapas, observar instrumentos, nas pistas de terra notar eventuais obstáculos e, lá no alto, dirigir o avião para descansar o piloto.
        Mais não fui.
        E que me não venha o outro amigo de Mazzei, terrível piadista, insólito e genial, fazer troça imaginária sobre mim. Este homem é apelidado de “Pi”. Provavelmente o nome é oriundo das infinitas piadas incomparáveis que cria: “Pi-adas”. -rs-
        Mazzei. Quando eu morrer, não traga “choro nem velas”, mas coloque ao lado de meu rosto, para que o veja, uma miniatura de um cessna 172.
        Tenham uma ótima quarta feira amigos.
        J. R. M. Garcia.