quarta-feira, 14 de novembro de 2012

=O OCULTO E O VISÍVEL=

O OCULTO  E  O  VISÍVEL
Cristina, minha Querida Sobrinha.
Recebi seu e-mail sobre as observações quanto a expansão do Universo, relacionada com a presença da matéria escura. Na verdade uma contradição entre dois temas.
Complexo este assunto.
Complexo demais para meus parcos conhecimentos sobre o assunto.
Começando do começo.
MATÉRIA   ESCURA   INDEFINIDA  

O que vem a ser “matéria escura” em português claro ?

          É uma parte do Universo que os astrônomos sabem que existe, mas ainda não sabem exatamente o que seja. É matéria, porque se consegue medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz. Essa segunda propriedade é justamente o que dificulta seu estudo. Todas as observações de corpos no espaço são feitas a partir da luz ou de outro tipo de radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos astros.

VIOLENTA  EXPANSÃO  DO  UNIVERSO 

O quê significa “expansão do universo” em português claro ?

A descoberta do fenômeno da expansão do Universo, ocorreu em meados dos anos de 1920, por Edwin Hubble. A consequência deste fato é que a expansão do espaço modifica as separações nesta grade coordenada e altera as distâncias das galáxias ente si. Esta é interpretação da expansão de Hubble, que obedece a teoria da relatividade geral.
As galáxias permanecem fixas em seus pontos na grade coordenada, mas o espaçamento da grade se modifica com as variações do parâmetro de escala.
Hubble descobriu isso verificando a diferenciação da cor vermelha em relação a galáxias: mais vermelha, mais remota.

      Isso é o que sei Cristina:
1)- É que se tem certeza que o Universo está em expansão. As galáxias estão a esparramar-se a cada minuto no espaço infinito;
2)- E que, por cálculos matemáticos, existe uma quantidade imensa de matéria escura no         Universo, a qual tem densidade, mas muito pequena, é o que se imagina.

Mais não sei.
Não consigo entender.
Talvez, alguém, com mais entendimento que eu, possa vir a esclarecer esta matéria em linguagem legível e, assim, venha esclarecer-nos neste Blog.
É minha esperança.
Obrigado pela pergunta.
Ótimo feriadão.
J. R. M. Garcia.