quarta-feira, 7 de novembro de 2012

QUE BESTEIRA É ESSA SOBRE O NIÓBIO ?



Tenho assistido a divulgação permanente sobre este metal de cor cinza brilhante, via WEB, por todos seus meios.
Com esta divulgação, alertam que nosso país possui as únicas reservas do mundo deste material “in natura”. E mais: dizem que, literalmente, estão roubando semelhante riqueza de nosso país.
Ora, não conhecia tal metal. Fui péssimo aluno em Química.
Daí fui verificar no Google suas propriedades, sua raridade na natureza, sua origem e fontes.
Evidentemente o Google não é sinônimo de verdade, mas é uma fonte de informação.
Concordam ?
E o quê vi lá ?

   “O nióbio é o trigésimo terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre onde a sua concentração é de cerca de 10ppm podendo atingir valores nos solos entre 24 ppm e 300ppm.” “Este metal existe em vários países do mundo”.

Entre muitas outras, esta informação vem de “Luiz Ricardo dos Santos. Possui curso de Técnico em Química e Tecnólogo em Processos Químicos e atualmente é responsável técnico - Daylimp Química do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em formulação de saneantes,construção e aplicação de Boas Práticas de Fabricação, em indústrias de produtos de limpeza e elaboração de métodos analíticos.”

Mina Nióbio EM CÉU ABERTO EM ARAXÁ

Aí está uma mina de nióbio lavrada a céu aberto pela Companhia Brasileira de Minas Gerais. Esta localizada próxima a cidade de Araxá, estado de Minas Gerais, Brasil.

Qual o segredo com este material que está no 33º mais comum em todo mundo ?

Logo, esta informação não é única no Google. São muitas, asseverando que o dito Nióbio é um dos elementos mais abundantes na natureza.

Assim, ou estão pregando-nos uma peça muito engraçada e inconsequente sobre a raridade deste metal, ou alguém está ganhando algum dinheiro para fazer esta bobagem.

Tenham excelente quarta-feira que o fim de semana já vem aí. -rs-

J. R. M. Garcia.