domingo, 11 de novembro de 2012

RHINE E A PARAPSICOLOGIA


J. B. Rhine

       Fenômenos inexplicáveis acontecem a todo momento em todo mundo. Em alguma regiões mais que outras. Contudo, estes fatos já foram estudados em profundidade por um dos maiores parapsicólogos de todo mundo. Suas experiências acompanharam cientificamente a existência destes fenômenos pelo período de 50 anos e submeteu-os a experiências laboratoriais, mostrando sua técnica e resultados a vários laboratórios em muitas universidades do mundo. Fiz um resumo do livro para dá-lo a meus filhos, uma vez que o livro é muito didático e cansativo.
       Joseph Banks Rhine, nasceu em Waterloo, Pensilvânia, 29 de setembro de 1895 e faleceu em 20 de fevereiro de 1980, melhor conhecido como J. B. Rhine. Foi um pesquisador norte-americano, pioneiro no desenvolvimento de pesquisas científicas na área da paranormalidade (parapsicologia).
          Foi chefe do Departamento de Psicologia da Universidade de Duke. Nessa instituição, Rhine fundou, no final da década de 60, o laboratório de parapsicologia, o "Journal of Parapsychology", e a "Foundation for Research on the Nature of Man".
          Era um cientista. Os impressionantes resultados obtidos pelo Dr. Rhine fizeram com que fosse reconhecido entre os pesquisadores como o fundador da Parapsicologia.
         Mas, sendo aqui um Blog, procuremos sintetizar a matéria, a qual foi testada e comprovada cientificamente por Rhine e a síntese de suas conclusões. 
A questão da Clarividência

Clarividência é o fenômeno parapsicológico que permite a percepção visual de objetos por meios paranormais. Difere da telepatia pelo meio através do qual é adquirida a informação: enquanto na telepatia a informação provém da mente de outra pessoa, a clarividência provém de objetos. Este nome também é dado, em certas escolas de ocultismo, à chamada "visão espiritual", que permite enxergar objetos e pessoas fora do meio físico.
Conclusão de Rhine:
“Ficou, por conseguinte, antecipado que pacientes poderiam ser capazes de predizer a ordem das cartas antes que as mesmas fossem embaralhadas” e concluem que: “A questão da demonstração experimental da clarividência parece estar suficientemente definida para as atuais exigências de campo”.

O Problema da Telepática

É definida na parapsicologia como a habilidade de adquirir informação acerca dos pensamentos, sentimentos ou atividades de outra pessoa, sem o uso de ferramentas tais como a linguagem corporal ou sinais.
Conclusão de Rhine:
 “É melhor dizer que, até ponto em que o atual conhecimento da relação espírito-cérebro permite seja planejada uma experiência sobre o assunto, tem sido demonstrada a telepatia entre uma pessoa e outra. Eis onde deve ser deixado o assunto no presente momento.”
A Questão da Precognição

Precognição (latim pre-cognitio) é uma percepção extra-sensorial na qual o indivíduo percebe uma informação sobre um futuro local ou evento antes dele acontecer.)
Conclusão de Rhine:
Através de exaustivas pesquisas chegou-se a conclusão seguinte: “Ficou, por conseguinte, antecipado que pacientes poderiam ser capazes de predizer a ordem das cartas antes que as mesmas fossem embaralhadas.”(Fls.60). E continua em conclusão: “Dados da mais alta ordem de signigicação do que o ordinariamente exigido, podem, razoavelmente, chegar a uma conclusão que terá consequências revolucionárias.”(fls.61).

A Questão da Psicocinese
A telecinésia é a alegada capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente. Tal poder está agrupado na paranormalidade. A telecinese, telecinésia, telecinesia ou telecinética, é também conhecida como TK.
Conclusão de Rhine:
“Nos relatos de experiências “psiquícas” espontâneas, tinham sido numerosos os exemplos em que se anotava algum efeito físico inexplicável –a paralização de relógios, a queda de quadros e coisas semelhantes, geralmente associadas com uma crise ou tragédia que envolvia um membro da família.” Na verdade até o final do texto os autores não chegam a conclusão, preferindo afirmar que “Em geral, pode-se dizer que levantou uma boa questão para provar a ocorrência da PC como um aspecto do psi. E continua: “Entre as importantes confirmações independentes...tem sido levado a cabo em outros centros de pesquisa....realizada na Universidade de Pittisburgh (EUA), na qual foi envolvida uma operação completamente mecanizada...”(Vide fls.62 a 68)

          Consta que a CIA apreendeu muitos dos manuais anotados por Rhine
               Pensem, meditem, corrijam. 
               Um ótimo domingo. 
               J.R.M.Garcia. 
J. R. M. Garcia.