terça-feira, 11 de dezembro de 2012

=TUDO E NADA SERÁ NOVO=

CAPA DO BESTSELLER   (PORNÔ PARA AS MÃES)

    Peço desculpas.
    Faltei-lhes com as crônicas.
    Mil motivos levaram-me a esta pausa forçada.
  Entendo ser um dever de lealdade estar sempre aqui com vocês com uma nova crônica.
   Contudo, nem sempre somos leais nem a nós mesmos. Conto, pois, com suas desculpas a minha ausência.
   Vocês leram este livro “CINQUANTA TONS DE CINZA” ?
   Eu não li ainda.
 Porém, a crítica especializada o caracteriza-o como um romance sado masoquista, o qual ocupa o primeiro lugar na lista de mais vendidos, com 100.000 cópias comercializadas em poucos dias. O livro, um fenômeno literário, com 40 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
   Assim se expressam sobre ele: “O sucesso do Cinquenta Tons de Cinza, chamado de "pornô para mães", foi conquistado apesar das críticas devastadoras dos suplementos literários franceses. "O livro está para a literatura assim como a ração de gatos Whiskas está para a gastronomia", escreveu a revista L'Express, enquanto a edição francesa da revista Cosmopolitan considera a obra "insípida" e "maçante".O livro da autora britânica E.L. James, que conta a relação da universitária Anastasia Steele e do empresário magnata Christian Grey, foi publicado a primeira vez em 2011.
    Não sei do que se trata, como expliquei. Mas é um livro muito bem vendido.

IMAGENS DE CAOS

Mas sei, talvez, um pouco mais do que E.L. James narra.
   Por quê ?
   Porquê sei que o mundo esta cinza em milhares de tons. Tanto nas relações diplomáticas internacionais, como na Economia mundial, como na Política mundial, como na desestruturação de uma época que vai se apagando para surgir outra. E não é novidade alguma quando Friedrich Nietzsche diz queÉ necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela”. Pois estamos vivendo este “caos cá dentro” e, por esta razão, certamente geraremos um novo mundo tão brilhante como uma estrela.
Este nosso mundo de agora será obviamente desconstruído para a edificação de um novo.
    Qual o tempo ?
   Não sei. Sei, porém, que esta “segunda renascença”   -se posso chamá-la assim-  será muito rápida. Muito mesmo. Surgirão novos valores, uma Sociedade diferente será montada, muitos sistemas desaparecerão e outros novos aparecerão. Nada será igual a antes e o mais desesperador, é que não sabemos qual será este novo mundo e o tempo em que ocorrerá a consolidação destas novas posturas. Mas sabemos que este mundo foi gestado da Segunda Guerra mundial para cá.
    Nada será novo. Mas tudo será novo.
    Esperemos. Penso que o ser humano ainda pensará em Deus.
   Tenham um ótimo dia na expectativa, sempre, de um ótimo fim de semana.
   J. R. M. Garcia.