terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BEM-VINDO O ALZHEIMER

PORTADORA DO MAL DE ALZHEIMER 

Não assustem. Ao contrair o mal Alzheimer, para uma pessoa inteligente, é um santo remédio para nossa vida no período da terceira e última idade. 
               Comooo... ? !

        É. É sim. Não riam.
        Veja.
        Segundo sei o Alzheimer destrói a memória da pessoa. E isso é ótimo.
        Por quê ?
        Porquê não fica recordando as besteiras que fez, o desprezo que lhe legam, as injustiças que cometeu e sofreu, sua covardia frente ao que deveria ter assumido na vida, seu rancor do que praticou contra si próprio, suas mágoas, sua falta de inteligência, sua negligência por si mesmo, as eventuais saudades que possa ter algumas situações e pessoas, a perca de oportunidades que não soube aproveitar, suas burrices monstruosas que cometeu e vai por aí um filão enorme de autocrítica. A começar da infância e ao terminar no começo desta tal de terceira idade.



PORTADORA DO MAL DE ALZHEIMER 

       Mas há uma vantagem primordial. Essa de grau maior e insubstituível. Com a perca da memória,  consequentemente a pessoa perde a noção de tempo. Isso é uma bênção e graça de Deus. E, assim, com esta bênção, a pessoa perde o medo de morrer. Está livre da morte, já que, parece, tem a morte por companheira todos os dias sem qualquer receio de se envolver com esta amiga. Afinal o doente não sabe que vai morrer. E talvez receba, às vezes, algum afago carinhoso e cheio de amor.
        Já pensaram nisso ? 

 IMAGEM DO TOLO

        E, pela única vez na vida, você gozará das vantagens de não ter problemas, pois tornar-se-á um problema para os outros. Somente isso já justificaria.
        Contudo não prego as vantagens desta doença a todos. Somente aos inteligentes. Os tolos nunca tiveram e nem possuem autocrítica e autoanálise. Para eles a vida é fácil, gentil e satisfeita. A tudo se perdoa, de nada se lembram, a tudo esquecem e sequer sabem dos erros que cometeram.  Vivem em uma espécie de bolha isolante dentro de seu cérebro diminuto sem quaisquer questionamentos e responsabilidades.
        Você, que é inteligente, mensure as vantagens e desvantagens desta santa doença. Verão que tenho razão.
        Uma ótima quarta feira.
        J. R. M. Garcia.