quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

-SÓCRATES e JUNG

JUNG
SÓCRATES

       Sócrates e Jung. Todos os conhecemos. Eternos enquanto formos o que somos.
       Sócrates, filósofo da Grécia antiga, Atenas, (469 a.C. - Atenas, 399 a.C.). Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental. Condenado a morte pelo Tribunal grego termina com esta frase:” “Mas eis a hora de partir: eu para morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo ninguém o sabe, exceto os deuses”. E a História deu-lhe a eternidade, os que o condenaram a morte nem o sabemos.      
Carl Gustav Jung (Kesswil, 26 de julho de 1875Küsnacht, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana. Seus discipulos criaram o famoso Instituto C.G.Jung de Psiquiatria.  A renomada Universidade de Oxford, na Inglaterra, concedeu-lhe o título de Doutor Honoris Causa. Seus estudos e muitos livros marcaram de forma indelével a Antropologia, a Sociologia e a Psicologia, e também, em outros campos como a Arte, a Literatura e a Mitologia.
       É grande a sua obra, mas apenas este texto já  lhe credita a eternidade: “O que não enfrentamos em nós mesmos ,encontraremos em nosso Destino.”              Tal como Sócrates, que na Grécia antiga, marcou através dos milênios o pensamento da História sobre o “Conheça-te a ti mesmo”, é esta a sentença imortal de Jung.
      
Por quê especificamente ?

       Explico sumuladamente.
       Se Sócrates indica para que nos conheçamos a nós mesmos; Jung sentencia que aquilo que não enfrentamos dentro de nós mesmos, seja de que ordem for, terminaremos por encontrar como nosso próprio Destino.
       Quanta verdade ! Quanta franqueza ! Quanta honestidade !
       Seja falso consigo próprio, mime-se, adule-se a si mesmo e aos outros, afaste, corra das realidades que o cercam, fuja das oportunidades, seja covarde frente a vida, descuide-se, não escolha, premaneça dúbio, afaste-se dos caminhos que teria de trilhar e este será seu Destino.  
       Socrates preleciona; Jung vaticina.
       Ambos gigantes da alma.
       Tenham uma excelente quinta-feira.
       Abraços.
       J. R. M. Garcia.