quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

=A CIÊNCIA DEVERIA SER MAIS TRANSPARENTE=

METEORITO CORTA CÉU DA RÚSSIA CAINDO SOBRE A TERRA

Hoje ia escrever sobre um problema sério do ser humano.
Ia abrir o Blog afirmando que A SOLIDÃO É MAIS QUE UMA DOENÇA, POIS É A REPRESENTAÇÃO AO CONTRÁRIO DA AUSÊNCIA. Mas desisti do tema. Muito complexa a ideia, Terei de pensá-la melhor.
Assim, ao acaso, voltei minha atenção para a advertência e preocupação sobre problemas astronômicos igualmente sérios e momentâneos.
As agências espaciais, os satélites orbitais e os observatórios astronômicos aperfeiçoam seus sistemas de busca por objetos que oferecem riscos devastadores de colisão com a Terra, mas nem sempre conseguem detectá-los com antecedência, como foi o caso do meteoro que cruzou o céu da Rússia na última sexta-feira (15).
Tenho certeza que este ano será atipico para a Astronomia em nosso Sistema Solar.
Por quê ?
EXPLOSÕES EM TRANSFORMADORES DE ALTA VOLTAGEM EM REDES ELÉTRICAS
 Se assim não for, quem mente não sou eu, mas a renomada Academia Nacional de Ciências Norte-America, fundada  pelo Presidente Abraham Lincoln, em 3 de março de 1863. Muito antiga, como se vê.
Foi ela e não eu quem afirmou: O Sol está entrando em um período de atividade intensa, conhecido como "máximo solar", que deve atingir seu auge em 2013. Estima-se que cerca de 365 transformadores de alta voltagem no território continental dos EUA poderiam sofrer falhas ou danos permanentes, que exigiriam a substituição do equipamento.” E continua: De acordo com estimativas do relatório, mais de 130 milhões de pessoas nos EUA poderiam ser afetadas...”  e ainda continua:   ”...no pior cenário a cifra de mortos poderia chegar a milhões.”
Quem publicou isso foi a Reuters, prestigiada agência de notícias internacionais, com mais de 100 anos de existência.
É grave esta notícia, ou não ?
 A ENORME ESTAÇÃO ESPACIAL HABITADA PELOS EUA

E, hoje, vejo uma outra grave notícia destacada neste campo sobre Nasa, a qual perdeu contato com a enorme Estação Espacial por de três horas, na data de ontem.
A comunicação somente foi restabelecida enquanto  sobrevoava a Rússia e o comandante da estação Kevin Ford pode se comunicar rapidamente por rádio com o centro de controle de Moscou. Comunicou-se por rádio -este é o detalhe- vejam só. O mais antigo meio de comunicação ainda em uso.

NÃO SE TRATA DE CATASTROFISMO. ISSO NÃO ACONTECERÁ.

O que se dá, é que hoje somos um bilhão de vezes mais dependentes de satélites, de comunicação à distância, de energia elétrica, de aparelhos interestelares, de telescópios orbitais, de GPS e muitas outros fatos indispensáveis.
E as comunicações são afetadas pelas por ondas magnéticas que emanam do sol em suas tempestades solares. Se elas são maiores do que foram antes, seremos afetados em nosso planeta.
Longe de mim o catastrofismo.
O que imagino é que órgãos governamentais deveriam ser mais transparentes nestas notícias tirada deles a pinça e com dificuldade.
Amigos, agradeço-os pela atenção que me  dispensam.
Abraços.
J. R. M. Garcia.
·         
·