sábado, 2 de fevereiro de 2013

=FILHOS=

A IMAGEM DIZ TUDO

             Tenho medo de falar deste tema.
        Obviamente não falarei aqui de meus filhos. Tenho um casal. Mas seria deselegância para com o leitor e desrespeito para com eles.
         Fico aqui a imaginar se hoje tivesse um filho, será que conseguiria criá-lo da forma que crie os meus ?
          Olho o mundo à volta e vejo que tudo mudou e mudou muito, mas muito mesmo.
    Se um pai pedisse-me um palpite de como criar seus filhos, eu ficaria mudo. Diria muito mais a forma de como não criá-los do que como criá-los.
CONFUSÃO

Mas, de uma forma geral, a maneira de olhá-los seria mirando no mundo que ora nos rodeia.
E o que vejo no mundo que me rodeia ?
Um universo em transformação. O que há alguns anos soava como verdade, hoje já não mais o é. E não se trata destes tempos transformarem-se lentamente, como o foram em outras épocas. A transformação é rápida demais. Tudo que é novo, a gente já percebe que será velho e superado em poucos anos.
E não digo aqui apenas dos objetos e utensílios não. Falo sim dos costumes mesmo, da moral em seu sentido mais amplo, do relativismos das normas.
O quê seria bom para eles e o quê lhes seria inconveniente ?
INFÂNCIA PERDIDA
O quê vejo e sinto, é que a infância, dia a dia, vai se tornando menor mercê das informações, enquanto   os folguedos deste tão doce período de experienciar a vida, vai se tornando uma carga de trabalho dirigida ao aprendizado. Eu não sobrecarregaria os filhos de ditames específicos e nem em escolas dirigidas a criar neles uma mentalidade predeterminada. Dar-lhes ia mais liberdade opcional.
Sobre os valores então, a confusão amontoa.
Nesta desabalada carreira rumo a exatamente que mundo não sei, como iria ensinar-lhes os valores a serem cultivados. O planeta em 2.050, que já está aí, terá mais de 10 bilhões de habitantes. Como ser-me-ia possível dizer, nesta velocidade, quais os valores que vigorarão amanhã ? Se eu mesmo propugno-me por enormes mudanças institucionais em todos campos da Sociedade, de que forma teria para buscar em uma bola de cristal o certo e o errado amanhã. Se acho que os educadores estão atrasados em relação a tudo que está acontecendo, como falaria de educação formal sem o formalismo ?

ORÁCULO DE DELFOS

Sebe de uma coisa ?
Um blog tem quantidade limitada de palavras e enredei por este caminho de forma tola e absurda.
Sei, contudo, que erros imensos estão a se cometer com a criação de nossa geração futura e não vou tentar aqui dizer é nada. Posso dizer, no máximo, o que há 3.000 anos estava gravado nos pórticos do Oráculo Delfos: “Conheça-te a ti mesmo”. Ensinem, se possível, a seus filhos a conhecerem a si mesmos, pois conhecendo-se conhecerão o mundo. E isso, quando nada, é um princípio ainda universal.
Bom domingo, amigas(os).
Espero não errar este Blog como o fiz no de ontem.
J. R. M. Garcia.