quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

-IMPORTANTÍSSIMA EXISTÊNCIA DE PARADIGMA=

NASCENDO UM PARADIGMA

No nome deste Blog incluí a palavra “paradigma”.
Todos sabemos o que seja paradigma. Mas, apenas para recordar, este termo significa modelo, padrão, conjunto de elementos (termo criado por Thomas Kuhun). Creio de importância primordial a existência de um paradigma, já que ele representa o que é verificado como verídico em descobertas científicas ou empíricas.

 AVIÃO POUSANDO EM KENNEDY

Exemplo.
Imaginemos que os voos de uma determinada nação estão -como no aeroporto Kennedy- por volta de 50 milhões de passageiros ano. Isso é um padrão de comportamento para aquele aeroporto. Daí, uma vez isso verificado, um fato há de ser decidido: ou ampliá-lo ou criar novos aeroportos.
Ora, se assim é, para um fato simples como este, cuja aplicação de meras construções resolvem um problema, não é a mesma coisa em outros fatos complexos da Sociedade.

PROBLEMA NACIONAL

Outro exemplo.
    Visto é que um país fazer “mágicas” como o controle de sua moeda, utilizando falsas operações aritméticas, dando uma visão destorcida dos resultados de uma nação com reflexo de sua moeda, é algo cínico, falso e altamente comprometedor. Aqui, existe milhões de falsas coletas de valores para estabelecer esta mentirosa conclusão. Isso, afirmando com a cara mais lavada do mundo, que o câmbio é livre envolve cinismo, má fé, distorções morais plenamente inaceitáveis e sem-vergonhice. Difícil corrigir isso.

OBAMA FALANDO DO ESTADO DA UNIÃO

Ainda outro exemplo.
Obama quer que a classe medida norte-americana desenvolva e cresça. É um ponto de vista doutrinário e filosófico.  Complexo. Extremamente complexo. Deverá demandar discussões entre as duas casas do Congresso por anos e anos.
RENÚNCIA BENTO XVI
 Mais exemplos. A Igreja Católica quer ver reformado não seus valores, mas suas pastorais. Esta mudança de paradigma é extremamente difícil, complexa e de alguma forma precisa mudar.
Bem.
Aí vemos exemplos de obras físicas (aeroporto de Kennedy); da desonestidade deslavada no câmbio brasileiro que interfere todos dias no câmbio afirmando que ele é livre; Obama com um problema doutrinário de visualização de seu ponto de vista e a Igreja Católica envolto em um ritmo de pastoral quase insolúvel.
Isso tudo resume-se a ideia de paradigmas, a padrões a modelos de conduta.
Resposta a este paradigmas precisam ser dados.
E, obviamente, milhares de outros, uma vez que sem estas respostas a Sociedade vai se estagnar e ficará confusa, sem solução, envolto em um névoa espessas.
Assim, amigos, vejo, tanto obras monumentais a serem realizadas fisicamente, as instituições, a reforma morais de pessoas que deveriam de não habitar postos dignos de seriedade (caso Brasil), a problemas filosófico, doutrinários e religiosos veem-se parados, tímidos sem qualquer decisão.
SOLUCIONAR É PRECISO 

E, sem estas e milhares de outras soluções, nós passaremos por épocas muito ruins pelo planeta. Mesmo que o Brasil na faça parte do planeta.
É péssima reflexão para uma sexta feira pós carnaval.
Mas...fazer o quê ?
Um abraço amigos.
J. R. M. Garcia.