terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

=VANT - DRONE - VARP=

VANTS ATUALMENTE EM USO MILITAR

O que vem a ser VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) ou um DRONE ( zangão) ou, ainda, um VARP ( "Veículo Aéreo Remotamente Pilotado) ?
Inicialmente, os VANT foram idealizados para fins militares. Inspirados nas bombas voadoras alemãs, do tipo V-1 por contrôle de rádio.
Enquanto o Exército japonês usava os Kamikazes, sacrificando criminosamente e vergonhosamente a vida de jovens, as bombas voadoras faziam o mesmo efeito sobre Londres.
Posteriormente estas mpáquinas passaram a ser usados nos inofensivos aeromodelos rádio-controlados.
Mas novamente o uso militar voltou a ser utilizado.
Relatórios da Bureau de Jornalismo Investigativo (BIJ) mostram que "no mínimo 2.629 pessoas foram mortas até agora por ataques de drones da CIA e do Pentágono no Paquistão". Nas últimas décadas, os drones foram usados sobretudo no Kosovo, no Tchad, e também nos ataques americanos ao Paquistão e contra a pirataria marítima.
O primeiro VANT de que se tem registro no Brasil foi o BQM1BR, fabricado pela extinta CBT (Companhia Brasileira de Tratores), de propulsão a jato. Este protótipo serviria como alvo aéreo e realizou um voo em 1983.
Outro VANT de que se tem conhecimento é o Gralha-Azul, produzido pela Embravant. A aeronave possui mais de 4 metros de envergadura, com autonomia para até 3 horas de voo. Os dois primeiros protótipos do Gralha Azul realizaram vários ensaios em voo, operando com rádio-controle.
Hoje estas máquinas usam o GPS dando exatamente a localização do aparelho como do alvo; filmadoras que transmitem a distância imagens perfeitas e atiram com precisão há mais de 1500 mts. de distância. Seu voo é baixo e a utonomia nao vai além de três horas, mas realizam resultados militares precisos sem nenhuma consequência para os que, à distância, os dirige.

O MAIOR VANT EM USO



Tudo isso é efeito da nanotecnologia aplicada na prática. Dias virão que veremos mais e mais aparelhos destes nos céus. O limite dos VANTS é ilimitado.
Hoje, no uso civil servem à agricultura, à localização de desastres em todos locais, à fiscalização policial, à persiguição de infratores, à fiscalização de rodovias, à observação de cardumes.
Amanhã servirão a entregas rápidas em distâncias médias, ao transporte de urgência em acidentados e, claro, em bombardeios pesados sobre solo inimigos sem ferir a população civil por serem mais precisos.
Tenham uma ótima terça-feira.
J. R. M. Garcia.