terça-feira, 5 de março de 2013

=CONCLAVE EPISCOPAL=

PAPA BENTO XVI

Brevíssimo histórico.
Todos sabemos. A Igreja é muito, muito antiga mesmo. Ela teve até aqui 265 papas. Nem todos de Roma. Muitos de outros países. Exemplo: Sírios 6 ; Alemães 7 ;Africanos 3; Espanhois 3; Dálmatas 2 (iuguslavos);Português 1 ; Palestino 1 ;Ingles 1 ; Holandês 1 ;Polonês 1.
Destes, cada um tem sua História. Nem sempre recomendável. Mas a verdade é que por lá passaram 265 papas. Alguns demitidos, outros assassinados, outros fugitivos. Teve de tudo.
Quem elege o Papa é o COLÉGIO CARDINALÍCIO. Hoje existem 135 "eleitores" com menos de 80 anos, o que lhes dá direito a votar.
A eleição, os  cardeais permanecem incomunicáveis com o exterior até haver um Papa escolhido. As eleições costumavam ser bem mais conturbadas, até que o Papa Nicolas II quem instituiu, em 1509, um decreto tornando a participação na votação exclusiva aos cardeais. Explicado isso desejo que vejam as fotos abaixo.


QUE COISA É ESSA ?

Que se lhes parece esta quantidade imensa de ricos paramentos, aos milhares, feitos em alfaiatarias especiais sobre uma Igreja que se diz dos pobrezinhos, dos abandonados ?
Por quê isso ?
Será que este homens, todos com mais de setenta anos em sua maioria, não vê que já sua apresentação não só assusta, mas destoa dos tempos que estamos vivendo ?
Elejam quem quiser, ao talante dos cardeais, mas uma verdade é palpável e visível: se o exemplo destes senhores continuarem ostentando, cheios de empáfia na sua soberba, estas vestimentas, mais as riquezas imensas que lotam o Vaticano, será um exemplo triste. Muito triste.  
Jesus, que nasceu em uma manjedoura ou pelo menos muito pobre, e estes senhores tem a majestade de reis a pregar em seu nome...
Que isso ?
Quem inventou esta loucura ?
Será que entre estes 135 eleitores qualificados, dizendo-se eruditos e com visão certamente universal, não olham ao seu redor ?
Não sou eu quem está faltando-lhes ao respeito, mas eles mesmos é que em sua magnificência desonram-se a si próprios.

DESFILE DE CARDEAIS

Lá, agora, em Roma, há um desfile de modas com carcaças velhas, vestidas a rigor com talhe confeccionados por exímios artesões de suas roupas.
Não.
Não. Não e não.
Sou católico. Fui criado em internato de jesuítas. Por isso faço um apelo a Deus para que tenha piedade da Igreja. Se elegerem quem não conseguir mudar isso, este católico aqui sumirá da religião. Não sou nada. Mas eles, também, não serão nada dentro de pouco tempo. Nem a louvação de turistas terão naquela praça.
Agora é o momento da encruzilhada.
Tenham uma ótima quarta feira, Amigos.
J. R. M. Garcia.