domingo, 3 de março de 2013

=EVANGÉLICO=

EVANGÉLICOS


Aqueles que acompanham este Blog, sabem que recebi formação religiosa dos jesuítas, tendo permanecido em regime de internato remunerado, pelo período de quatro anos, dos 13 aos 17 anos. Esta formação abrangia missas diárias, pregações dominicais, retiros espirituais, aulas de religião duas vezes semanais constante do “curriculum”, estudo da vida dos santos. Isso se deu, creio eu, pela formação cultural estar muito distante de minha terra natal e, assim, buscava uma formação melhor.
 Nosso estudo ali era exclusivamente do Novo Testamento. Raramente cuidávamos das antigas escrituras que precediam a vida de Jesus.

REFORMADORES  DA  IGREJA  CATÓLICA

Obviamente, somente vim a saber sobre o Catolicismo, fora e depois do que os jesuítas ensinaram-me. Lá nunca vim a saber de Calvino e Lutero, os quais insurgiram contra os ditames claramente corruptos do Vaticano.  
 Imagino que as correntes mestras das Igrejas no mundo surgiram, em grande parte, do alerta dado por Calvino e Lutero, advindo de movimentos, pela ordem cronológica seguinte.

ORIGEM DAS RELIGIÕES OCIDENTAIS

A Igreja Batista não tem origem direta do movimento da Reforma (protestantismo). Existem três correntes mais conhecidas sobre suas origens. A partir dos anabatistas, corrente política e religiosa do século XVI, que rejeitavam o batismo de crianças e por isso pregavam o batismo por imersão nos fiés. Da teoria JJJ (Jerusalém-Jordão-João), isto é, descendentes batizados por João Batista.
Igreja Luterana Fundada por Martinho Lutero, na Alemanha, também no século XVI. Foi a primeira igreja que adveio do resultado da Reforma (movimento cristão surgido no século XVI). A doutrina foi estabelecida pela Igreja Luterana, Fundada por Martinho Lutero. Foi a primeira igreja que adveio do resultado da Reforma (movimento cristão surgido no século XVI). A doutrina foi estabelecida pelo próprio Lutero, com a aceitação apenas dos sacramentos do batismo e da Santa Ceia com a aceitação apenas dos sacramentos do batismo.
Igreja Calvinista, Fundada por João Calvino, na França, também do século XVI. Os calvinistas são representados no Brasil pelas Igrejas Presbiterianas. Prega a disciplina e a salvação para seus membros. Hierarquia de Conselho de presbíteros, Pastor titular, Presbíteros Diáconos. Países de maior abrangência Escócia, França, Canadá, Holanda, EUA e Brasil ampliaram o calvinismo.
Igreja Metodista Fundada por John Wesley, na Inglaterra do século XVIII. As reuniões obedeciam a métodos para exercícios espirituais, daí a origem do nome Metodista. Wesley arregimentava fiéis dentro na Igreja Anglicana, fundada na Inglaterra. Mas a doutrina segue os princípios básicos do protestantes
Igreja Pentecostal Corrente, surgida nos Estados Unidos no início do século XX, em reação à falta de fervor evangélico entre os metodistas. Rapidamente propagou-se não só pelos Estados Unidos, mas nos países do terceiro mundo.
   Igreja Neopentecostal Na década de 70 do século 20, a Igreja Neopentecostal surgiu de uma corrente religiosa que pregava rituais de exorcismo, cura e prosperidade.
    Outras Igrejas e Ordem religiosas dignas de todo respeito são inspiradas, de modo geral, destes pensamentos oriundos de Calvino e Lutero, penso eu. 


Mas alerto. Sou um leigo e nada sei sobre teologia e muito menos de histórias do cristianismo.
 Porém, tendo outro dia perguntado para uma pessoa evangélica, inteligente, articulada,como se distinguia um Pastor sério e eficiente de outro ignorante e desonestoela, habilmente, fez-me uma explanação bem diferenciada da resposta que eu fizera. Muito mais vasta e abrangente.

IGREJA  EVANGÉLICA
 Explicou-me que uma Igreja bem organizada é dividida em duas partes essenciais: 1) a “evangelização”, a critério da gestão do Pastor, que é teólogo e de seus auxiliares; 2) outro lado, a parte material da  Igreja é organizada com contabilidade própria, a qual ele mesmo, o Pastor, se submete rigorosamente; existe orçamento de previsibilidade com despesas mensais e necessárias; novos investimentos a serem feitos; assistencialismo vasto com os fieis e de uma parte eminentemente temporal, no caso de doenças e viciados. Tudo isso feito em ata por eleição dos fieis, onde esta  contabilidade se divide e vários setores. E, ao final, auditada toda contabilidade. Ao Pastor é proibido de receber doações e que somente a Igreja com sua contabilidade feita em ata, firmada por três testemunhas, conferem e definem os rumos materiais da parte temporal.
    Respondeu-me com inteireza o que vem a ser uma Igreja séria, muito mais do que um Pastor sério. Este Pastor sério é o que mantêm a Igreja dentro destes parâmetros e procedimentos.
    Fiquei satisfeito com a resposta: das coisas do espírito cuida o Pastor e das homens cuidam os números, todos irmanados em um só fim, a cristianização, a caridade organizada e  a piedade emanada de Deus.
        Gostei da explicação. 
        Tenham um excelente domingo.
        J. R. M. Garcia.