sábado, 9 de março de 2013

=EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE=

C. G.  JUNG  CAPA  TIME

A primeira vez que li este fato, foi no livro de C. J. Jung, “Memórias, Sonhos, Reflexões”, há muitos anos. Ali Jung descreve sua quase morte em infarto severo que teve, sendo assistido por meios à época inexistentes. Não sei se teve parada cardíaca, pois na ocasião não existia o eletrocardiograma. A verdade é que quase morreu.
Assim, ele descreve suas sensações visuais e sensórias interiores com extrema clareza. Tudo parece absurdo, não fosse o fato de ser verídica suas afirmações, uma vez que, como cientista da alma, jamais narraria fatos tais. E, de mais a mais, o interessante é que ele descreve como tendo visualizado a terra do espaço cósmico, a uma distância, depois verificada, de 1.500 km. A clareza destas visões foi verificada somente muito depois por astronautas e câmeras. Ora, como isso se deu em 1944, óbvio está que seria impossível que ele descrevesse com tal nitidez as visões de todo planeta sem que as tivesse.  Nesta situação ele viveu três semanas.
Palavras de Jung: “Parecia, com efeito, que atrás do horizonte cósmico haviam construído artificialmente um mundo  de três dimensões, no qual cada ser humano ocupava uma caixinha.”
Imagino que despertado pelo livro de Jung, muitos outros ousaram narrar seus estados vividos com experiência de quase morte.

 NEUROCIRGIÃO EBEN ALEXANDER

Um deles é o neurocirurgião professor de Harvard, é o tipo de pessoa que se leva a sério. Não precisa concordar e nem acreditar, mas, se você tem juízo, vai ouvir o que ele tem pra falar.
O Dr. Eben Alexander tem muito que falar e quer que todo mundo ouça. O Caso vem chamando atenção da imprensa mundial: professor de Harvard ficou em coma e diz que, mesmo com o cérebro desligado e quase sem chances de sobrevivência, passou esse tempo em um reino espiritual. Escreveu um livro traduzido em português de nome  “Sete Dias em Outro Mundo”.
Mas muitos outros livros foram lançados com grande sucesso sobre este tema. 

 BRUCE GREYSON 



Bruce Greyson, do Department of Psychiatry & Neurobehavioral Sciences, University of Virginia School of Medicine, é outro que afirma em Irreducible Mind : “A consciência mística e o funcionamento mental intensificado durante uma EQM, (Experiência de Quase Morte), quando o funcionamento cerebral está gravemente prejudicado, são um desafio para os modelos atuais sobre a interação cérebro/mente e podem, eventualmente, levar a modelos mais completos para o entendimento da consciência.”
A verdade é que muitas matérias sérias e não sérias foram escritas sobre este assunto em todo mundo. É farta a literatura. Quem por ela interessar-se são centenas de páginas no Google.
Verdade ? Ilusão dos sentidos ? Fantasias ? Alucinações de remédios usados nestes casos ? Sonhos ?
A cada um cabe julgar, afinal.
Por mim jamais seria possível Jung descrever com a nitidez que li em seu livro o planeta em 1.944, com a clareza com que o fez. Somente os astronautas, muito depois, assemelharam ao seus dizeres.
Tenham todos um ótimo domingo.
J. R. M. Garcia.

Endereço correspondência: <martinsegarcia@uol.com.br>