quarta-feira, 13 de março de 2013

=HABEMOS PAPAM=

PAPA  FRANCISCO  Iº

Seu primeiro pronunciamento.
"Nos reunimos para escolher o novo papa. Me parece que meus irmãos cardeais foram busca-lo [o novo papa] quase no fim do mundo. Mas aqui estamos." Brincou o Papa.
É bem humorado.
Após a brincadeira, o papa "agradeceu muito a comunidade diocesana de Roma pela acolhida" e fez uma oração ao antecessor. "Antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento 16."
Jorge Mario Bergoglio. Um jesuiíta. Argentino. Latino-americano. Quase desconhecido, mesmo pelas  esferas da Curia Roma e outros bispos do mundo.

PRAÇA DE SÃO PEDRO

Foi uma surpresa.
E maior surpresa, além de sua eleição, é a adoção de seu nome como Papa: FRANCISO Iº.
Este hoje, então Papa, teve duscussão séria com a então Presidenta da Argentina  Cristina Kirchner. Ele, rompido com Nestor Kirchner, foi considerado seu inimigo. Com a viúva nunca teve bom relacionamento, vez que Bergoglio considerou a gestão de Cristina como populista e prejudicial a Argentina como um todo.
Dilma não é simpática ao Bergoglio, (e provavelmente ele não seja mesmo do PT, pois nem é demagogo e consta que é trabalhador) enviou uma mensagem exclusivamente diplomática.

COLÉGIO ONDE ESTE BLOGUEIRO ESTUDOU 

Fui criado em regime de internato em colégio jesuíta por quatro anos e, como tal, tudo me indica que seja um Papa essencialmente político, evangelizador, pertinaz, pragmático.
A evangelização do Brasil foi feita em seus primórdios pelas jesuítas, (a cidade de São Paulo foi fundada por um jesuíta) sendo perseguidos pelo por Marquês de Pombal e expulsos por estes pregarem a não escravização dos índios. Tendo em padre Anchieta, com seus belos sermões, o mais expressivo e corajoso expoente.
Em essência um jesuíta é um prático, objetivo, realizador, corajoso e evangelizador.
Um fato que causou estranheza foi o fato de Bergoglio haver chorado, pedindo a seus pares que não votassem nele.
Ele aconselhou a seus compatriotas que não viajassem até Roma, mas que dessem o dinheiro desta viagem aos  pobres.
Bento XVI era membro da cúria.  Bergoglio não é da cúria e sua primeira audiência será com o Superior Geral da ordem da Comapnhia de Jesus Peter Hans Kolvenbach.
Bem !
Vejamos.
Se o Papa Franciso conseguir escapar da Cúria, certamente fará algums mudanças na Igreja.
Tenham, amigas(os) uma ótima quinta-feira.
Abraços.
J. R. M. Garcia.

Endereço eletrônico: <martinsegarcia@uol.bom.br>