domingo, 21 de abril de 2013

ARTE=SALVAÇÃO (TEXTO JANETE ANTUNES DE LIMA)

ARTE

TEXTO DE JANETE ANTUNES DE LIMA
A ARTE COMO SALVAÇÃO

Sem música a vida seria um erro, diz Nietzsche, no que ouso complementá-lo, utilizando-me de uma paráfrase: A vida sem arte seria um erro. 
     A arte está presente em tudo e quão sem graça não seria este mundo sem sua presença. Quando a realidade é dura demais, a correria diária nos impõe seu fardo pesado sobre os ombros, é uma maravilha poder desligar-se de tudo, - ainda que por alguns momentos - no ritmo de uma canção, num velho filme de amor ou nas páginas de algum livro que nos envolve completamente.
    A arte nos salva de nós mesmos e nas palavras de Nelson Rodrigues ela deveria ser “A ficção, para ser purificadora, precisa ser atroz. O personagem é vil, para que não o sejamos. Ele realiza a miséria inconfessa de todos nós”. Nelson entendia de personagens atrozes e miseráveis.
     Misérias à parte, todos nós necessitamos e nos envolvemos diariamente com ela, - a Arte - sopro divino que algum deus caridoso e compadecido de nós, a fim de mitigar um pouco de nosso sofrimento neste planeta, nos presenteou. E o homem é capaz de coisas divinas através dela: transcende o tempo e o espaço, driblando muitas vezes de forma magistral, a lady com a foice na mão. Sim, o que é a finitude humana diante de uma obra que sobrevive a incontáveis gerações? 
     A arte é e sempre será, portanto, a mais alta expressão de um povo e nela se espelha toda a grandeza e toda a decadência de uma nação. Ela é o verdadeiro espírito do tempo, o testemunho mais sublime de nossa passagem por aqui e mais uma vez parafraseando o velho e querido Nietzsche: Ainda bem que temos a Arte para não morrer da vida. 

Janete Antunes Lima.