quinta-feira, 30 de maio de 2013

- DOUTRINA POPULACIONAL MALTHUSIANA-

MALTHUS
Quem foi Thomas Robert Malthus ?
Economista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais. Reuniu fatos, estatísticas e deu ao mundo sua Doutrina Populacional Malthusiana.
Pelos idos de 1798, Malthus, preocupado com o crescimento populacional acelerado, publica uma série de ideias alertando sobre a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar da Humanidade estaria intimamente relacionado com o crescimento demográfico do planeta. Ele alertava que o crescimento desordenado acarretaria a falta de recursos alimentícios para a população, gerando como consequência a fome. Malthus previa que a população crescia em progressão geométrica, enquanto que a produção de alimentos aumentava em progressão aritmética.
A conclusão final do grande pesquisador foi  a de que, inevitavelmente, a fome seria uma realidade, caso não houvesse um controle imediato da natalidade.
Genial. Mas há equívoco na ideia.
Com a síntese deste pensamento ele bateu de frente com todas religiões, seitas de várias ordens, indistintas organizações sociais e  termina por contrariar frontalmente o ideal da Humanidade, onde a expansão e o necessário consumismo, é o desejo de todos.
Sua conclusões não  poderiam ter cessado aí. Elas deveriam ir muito além do até então observado pelo grande estudioso das Ciências Sociais. 

CONSUMISMO  EXAGERADO

O que o grande economista deveria ter afirmado, é quê o planeta não poderia suportar o consumo de energia exigido pela Humanidade na proporção do tempo em que esta exigia. Ao fixar-se unicamente na quantidade de alimento necessário ao apetite humano, ele limitou-se. O que ele deveria ter asseverado, é que o consumo de energia hidráulica, de petróleo, de carvão de pedra, de água potável, de saúde, de educação, de saneamento básico, de estradas, de lazer, de segurança pública, de comunicação, de ensino disciplinar,  de bem estar social, de civismo não seria possível nos moldes em que agora estamos. A falta de logística e disciplina poderá nos liquidar.
Devemos viver neste planeta com as cautelas necessárias ao tempo que passaremos por aqui. Mantermos a disciplina de todos nós, é uma ordem necessária e precisa ser obedecida. Se assim não for destruiremos a casa que habitamos. Na haverá o dia de amanhã.

NÃO TEM QUE SER ASSIM

O “crescei e multiplicai” está muito mais ligado a qualidade do que a quantidade de seres humanos.
Um convite a meditação.  
Tenham um excelente fim de semana.
Abraços a todos.

J. R. M. Garcia.