domingo, 2 de junho de 2013

A REVOLTA

PESSOA   REVOLTADA

       A revolta é, talvez, o sentimento mais comum na espécie.
       Não escarneçam. Não caçoem. Não trocem. Não gracejem.
       Simples assim.
    O que desejo dizer mais exatamente, é que um sentimento básico comum a toda Humanidade, é a sensação de um conflito interior entre a vontade consciente de ser, com um pensamento ideal de não ter.
       Exemplificando. Nem sempre desejamos ser o quê não temos. Quero ter uma beleza maior, quando isso não sou. Quero ter cabelos pretos, quando não os tenho. Desejo ser simpático, quando na verdade sou antipático. Enfim beleza, simpatia, força, saúde, dinheiro, poder, tranquilidade, prazer etc. são vantagens desejadas pela maioria de nós.

SENTIMENTO   DE  REVOLTA

       Quando esta agitação estabelece em nosso inconsciente ou mesmo no consciente, instala-se um sentimento de revolta na maioria de nós. Pode ser que compreendamos racionalmente esta frustração, mas ela, mesmo assim, ainda nos causa mal estar. É o que chamo o “ser não tendo”.
       Este sentir a nível consciente ou inconsciente, somente pode nos causar danos muito grandes ao equilíbrio de nossa mente.

A    INVEJA

       Um dos danos imediatos que nos causa, é a inveja.
       Se nossa inveja é consciente, ou seja, se sabemos que ela existe em nós, podemos combatê-la. Mas se não sabemos, aí o dano é efetivo não só para a pessoa mesma, mas também para a pessoa objeto de nossa inveja.
       Na próxima crônica vamos aventurar-nos a explicitar a inveja e os processos de combatê-la a nível racional e consciente.
       Tenham um excelente domingo.
       Abraços.
       J. R. M. Garcia.