quinta-feira, 27 de junho de 2013

=REFLETIR É NECESSÁRIO=

PASSEATA  DIA 17/18 JUNHO

      Sempre que algo novo acontece, temos de agir tateando a dúvida em nossas afirmações.
       Isso é tanto mais verdade, quanto maior for a dúvida.
     E esta mesma incerteza abate-se agora sobre o dia que não terminou, 17 de Junho de 2013.  Um fenômeno diferente aconteceu no Brasil. O “enxameamento” das ruas, praças, logradouros públicos viu-se preenchido por pessoas estranhas à política, lideranças e organização formais, abarrotadas por pessoas sem credo, sem cor, sem raça, sem distinção de classes sociais, culturais, cargos e ou tradição popular, nos mais distantes rincões desta país até às principais ruas das grandes urbes. Aproximadamente um milhão e quinhentas mil pessoas.
       Isso, indiscutivelmente, foi um fenômeno nunca visto por nós em nossa História.
       Concordam?
       Mas isso aconteceu, não é verdade ?
      O assombro que se abateu sobre os políticos deste país, é a mesmo que desabou sobre todo nós, habitantes da mesma nação.
       Esta incompreensão é um fato, não é ?
       E, como explicar isso ?

ESTÁTUA PENSADOR DE RODIN

   Dizer que tudo se deu somente sob a bandeira da insatisfação nacional, é jogar debaixo do tapete toda questão e não dar respostas conclusivas nenhumas. Responder assim, é uma maneira simplista de agir. Um recurso ingênuo ou cínico de dizer que tudo nunca houve e que foi apenas um “suspiro da massa”.
      Parece que o sentido desta profusão de anseios destoa das prioridades do Estado. Suspeito que o desejo da juventude não é, exatamente, a vontade do Estado. O Estado pode levar um cavalo até a água, mas não pode obrigá-lo a beber. Esta juventude não deseja o quê desejávamos ontem.
     A leitura da liturgia democrática não é a que até aqui entendemos como válida e correta. A descrença com o poli partidarismo republicano é imensa. Aqui e em todo local do mundo.
       Fico assim a imaginar que o sistema atual não representa mais a Sociedade. Ficamos velhos ante a forma de escolha de nossa representação.
    É preciso atentar que as redes de comunicação social procedeu, rapidamente, processos de interação entre todos nós, somada a farta comunicação à distância e, adicionado, aos meios de rápida locomoção.
   O que faço aqui são muitas perguntas sem qualquer respostas. Procuro levar apenas a reflexão.
     Sociólogos, Psicólogos, Historiadores haverão de, voltando ao passado no que agora é presente e, para o futuro, entenderem o quê aconteceu aqui hoje nestes dias.
       Um excelente fim de semana.
       Que Deus esteja com todos vocês.
       Obrigado.
       J. R. M. Garcia.

P.S. Este fim de semana não escreverei.