terça-feira, 9 de julho de 2013

O CRACK TEM CURA

CRIANÇA FUMANDO CRACK

Esta vida é gozada.
Ou, talvez, seja gozado mesmo é nosso cérebro.
Encontro pessoas que citam meus hábitos, fatos que se deram em passado remoto, minhas reações a estes fatos, citações que usei que me são comuns dentro de conjunturas específicas, atitudes que tive das quais nada mais recordo. Fico espantado que tenham esta memória e que eu, protagonistas destas situações, já não me recordo.
Sinal de esclerose ?
Não. Não creio que assim o seja.
O que imagino é que, agindo por impulso, muitas vezes nossa mente não atinge a fase consciente de nossa ação. Assim como se guia um veículo e não se fica atento nas marchas que mudamos, nas curvas que fazemos, os atos são reflexos e, deste modo, deles não nos recordamos. Agir deste modo, mesmo que emocionalmente, é um ato reflexo. Por impulso ou não, tudo que emana de si, seja para o bem ou para o mau, este condicionamento é válido. Isso tanto para atitudes emocionais ou para fatos racionais. 

IVAN  PAVLOV

E, pensando nisso, veio-me a memória os trabalhos do Nobel em Fisiologia, o russo Ivan Pavlov, ao entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado). A idéia básica do condicionamento clássico de Pavlov consiste na descoberta de que muitos de nossos comportamentos são reflexos condicionados ou aprendidos,  através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas, simultâneas ou imediatamente posteriores.
Muito de nosso comportamento é incondicionado, como o próprio Pavlov aceitou. Outros comportamentos são contudo condicionados, com Pavlov estudou. Os primeiros são naturais do ser humano. Outros são aprendidos. Essas leis são fisiológicas e irrefutáveis.
De que falo ?
Falo desta endemia, desta doença grave, desta moléstia que traz o desespero, a dor, a desesperança, o sofrimento e a morte a muitas famílias. Falo do crack. Esta doença, que atinge massas humanas convertendo em rebotalho humano uma parte de nossa juventude usuária do crack, da heroina, da morfina, cocaína poderia muito bem ser levada a cura pelas conclusões descobertas por Pavlov, em razão da alternância do prazer e da aversão. Imagino que com algumas sessões, os casos mais perdidos e em desespero, seriam curados pelo reflexo condicionado sem medo de erro algum. 
Trata-se de uma lei científica da Fisiologia, testada e aprovada por toda Humanidade.
Por quê não se cura a praga desta terrível doença ?
Fato a conferir.
Tenham ótima quarta-feira na graça de Deus.
J. R. M. Garcia.