quarta-feira, 17 de julho de 2013

POR QUÊ ODIAMOS ESTA BANDEIRA ?

POR QUÊ NÃO A AMAMOS ?

        Fico aqui pensando.
        Será que merecemos ou não o governo que temos ?
       Será que nos usurparam a pátria em épocas passadas e não mais devolveram ?
       Será que a História deste país, foi mesmo sempre sobre a condução de corruptos  ?
       Será que surgimos sobre a égide de uma estrela maldita, que persegue nossos destinos, imerso entre a pobreza endêmica e o atraso cultural ?
       Será que, por acaso, gostamos de governos atrasados em suas ideias, pobres em suas aspirações humanísticas, tolos em suas ambições quanto a uma realidade prática maior ?
   Será que nossa pobreza vai muito além de nossa materialidade e temos na alma este mesmo espírito cruel que nos persegue e perseguirá pelos séculos que virão ?
       Será por quê somos assim tão interessados em viajar, conhecer o mundo  e nem sequer voltamo-nos para dentro mesmo de nosso país ?
     Será que nossa imersão na América Latina, região atrasada do Globo, colonizado por dois povos atrasados e sem esperança como Portugal e Espanha, nos fez deste modo ?
       Será que nossa colonização tem a ver com a pobreza de espírito que hoje nos habita ?
      Será que herdamos de nossos antepassados a timidez endêmica de nossa alma, as limitações de nossa visão, o gosto pela mentira, por meias verdades, pela admiração que temos pelos países civilizados ?
       Será que nossa coragem terá sempre a medida de nossa covardia, impedindo-nos de falar a verdade, mesmo quando ela desponta sem nada que a ampare ?
      Será que ficaremos desta mesma maneira pelos séculos que virão ?
       Será ?
       Será ?
       Se.
       Tenham todos um excelente dia.
       Abraços.
       J. R. M. Garcia.