sexta-feira, 16 de agosto de 2013

=RUSGAS DE MINISTROS=

Lewandowski   &   Joaquim Barbosa

         Quinta-feira, 15/8/2013, o Supremo Tribunal Federal, encerrou sua última sessão em franca discórdia entre o Presidente do Tribunal e um dos membros deste. Joaquim Barbosa deu resposta extremamente ácida ao ex-advogado de José Dirceu, Ricardo Lewandowski, ora membro deste tribunal. Alcunhou o ex-advogado de “chicaneiro”.
    A sessão era televisa, pública,  transmitida nacionalmente. Criou um enorme mal estar.
       “Chicana”, brocardo de uso comum em linguagem foreira, tem o sentido de “processo artificioso, ardil, sofisma, trama, requerimentos meramente protelatórios de processos”
          Foi indelicado?
         Foi.
        Ofendeu-o?
        Ofendeu sim.
   Há muito tempo, quando era ainda um jovem advogado, um Juiz muito austero, probo, bem mais velho, presidindo um vultoso inventário, do qual era eu o patrono, chamou-me indelicadamente em seu gabinete e, com palavras firmes, olhando-me olhos nos olhos, disse-me: “Senhor advogado. Se Vossa Excelência permanecer com os inúteis e protelatórios requerimentos, visando a tardar minhas decisões nos autos, eu arrumarei meios de prender seu cliente.” Ora, esta advertência era absurda. Chocante. Nunca, de um Juiz, uma ameaça assim era concebível. Irritei-me até onde podia irritar-me. Mas a ameaça fora ouvida somente por mim. Ele mais nada disse.
       Passada a justa ira, fiquei sinceramente grato a este Juiz, vindo, posteriormente, a ser seu íntimo amigo após sua aposentadoria.
       O ex-advogado de José Dirceu, um dos condenados pelo STF entre os “mensaleiros”, talvez não tenha recebido lições tão magistrais e francas, como as que tive no início  de minha profissão.
       Tenham, todos, um ótimo e merecido fim de semana.
       Abraços
       J. R. M. Garcia.