terça-feira, 12 de novembro de 2013

= A ÉTICA DE DEUS =

IMAGEM  FIGURADA DE DEUS

Não preciso dizer que respeito integralmente as opiniões contrárias.
Para alguns, Deus é um Ser que lhes garante a sobrevivência após a morte e que lhes traz esperança para esta vida. Louvado sejam estes.
Para outros, Deus sequer existe. São ateus, graças a Deus.
Se, (vendo a quantidade imensa de galáxias conhecidas, todas com seus infinitos sois, miríades de planetas girando, possivelmente com universos paralelos, tudo dentro do tempo e espaço -caso estes existam-), a tudo isso pouco entendendo, como haveria de ousar um raciocínio lógico sobre a existência de  Deus? Isso seria de uma estupidez tal, que me alçaria às raias de um auto-julgamento capaz de irritar o cérebro mais comezinho.
Assim, para mim, tenho que Deus é mistério. Isso sem nenhuma conotação religiosa. Apenas com a simplicidade de quem “não tem o Rei na barriga”.
Mas, apesar desta ignorância, posso mais ou menos perceber algumas leis universais dentro das quais Deus atua.
Por exemplo.
Obviamente Deus “obedece” a Lei da Mutação e Adaptação das Espécies, pois que tanto na mais remota galáxia do Universo até na vida microbiana, esta lei é respeitada.
Outra.  A Lei da Gravitação Universal, pois que esta atua em todo Universo dentro de seus princípios rígidos e invariáveis.
Outra. As leis da Física Quântica, pois que já é sabido que regulamentam todo o Universo das pequenas partículas dentro de normas inalienáveis.
Outra. As leis de aplicação da “graça” que, imotivadamente e sem causa aparente, imponderáveis e aleatórias, podem alterar o rumo previsível em todas leis do  universo conhecido.
Os princípios básicos de Lavoisier, pelos quais nada se perde.

 
ESTÁTUA DO  PENSADOR

E vai daí outras e muitas outras leis de caráter universal, pelas quais se entende que, além do ser humano, há uma regência inevitavelmente maior, cuja ação existe independentemente da vontade humana.
Ora, defluir destas e de milhares de outras leis físicas, químicas, biológicas, provadas em laboratórios e deduções algébricas, não é coisa tão difícil assim. E se o ateu de “rei na barriga”, em sua estupidez não chega a tanto, é um problema de curta imaginação e de burrice mesmo.
Logo, obviamente pouco entendo de Deus. Sei, contudo, algumas leis pelas quais Ele coloca em marcha este Universo aqui. Já é alguma coisa.
Mais?
Nesta curta crônica de um Blog, seria um impropério tentar mais.
Tenham um ótimo e prolongado fim de semana.
A todos meu forte abraço.
J. R. M. Garcia. 

E-mail do blogueiro: martinsegarcia@uol.com.br