terça-feira, 10 de dezembro de 2013

= PERSEGUIDO ELE PREVIU A INTERNET =


MUNDO  VIRTUAL 

Ninguém, nenhum ser humano em qualquer época, nem na ficção científica, conseguiu antever a WEB. Nem de longe.
O máximo que vimos foi o rádio, a luz, a telefonia por fios e a televisão.  
       E esta linguagem? Alguém a anteviu?
      Download, Chat, Crack, Frame, barrasSite, Browser, Netscape, E-mail newsgroups, Dial etc. etc.
     Tenho certeza que ninguém no sentido que hoje tem. 
      Mas houve uma pessoa. Uma única. Terminou presa, censurada, triste e desiludida.

 Teilhard de Chardin
         Teilhard de Chardin (1881-1955).  Um padre jesuíta, paleontólogo, filósofo. Um francês que por suas pesquisas, idéias e livros foi obrigado a aceitar os votos de silêncio e morreu no Vaticano, cercado de todas possíveis cautelas contra suas idéias. 


CAMADAS DO SOLO E DA ATMOSFÉRA

         O paleontólogo Teilhard, observou  as camadas que formaram a terra em sua parte sólida: crosta, manto e núcleo. Ele vai além e verifica as camadas gasosas acima do solo: Troposfera,Estratosfera,Mesosfera,Termosfera, e Exosfera. Esta é a totalidade do planeta como um ser. Daí o Filósofo Teilhard vai além. Aceita o planeta como um ser vivo e em evolução. A terra afinal vive e se transforma. Uma idéia revolucionária em todos os tempos.
       Mas o filósofo afirma muito mais: Termo proposto pelo filósofo francês Teilhard de Chardin  para designar o mundo virtual, imaterial, constituído por informações, representações, conceitos, idéias e mitos, os quais dispõem de relativa autonomia, embora dependam do espírito e da cultura humanos”.
    Pronto.  Teilhard de Chardin estava encurralado. Vislumbrara e afirmara o quê jamais fora afirmado. Descobre e nomina que a terra está a formar “a partir de dentro da matéria, orienta toda força e processo de evolução”. Chamou-a de “Noosfera”. Sobre ele desaba o mundo científico e religioso.

          NOOSFERA

     “Noosfera”, a última camada criada sob a terra onde toda NET existe.

    “No Conceito da Noosfera do filósofo francês Teilhard de Chardin, assim como há a atmosfera, existe também o mundo das idéias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Seguindo esse pensamento, alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos.”

     Isso aconteceu na segunda década inicial do século passado.

      Tenham uma excelente semana.

      Abraços.

      J. R. M. Garcia.