quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

= A TERRA VAI MUITO BEM =

NOSSO  PLANETA

O planeta Terra, como objeto interplanetário individuado, a girar na terceira órbita do Sol, é relativamente pequeno frente a grandeza de outros corpos celestes. Pequeno mas  forte, resistente, quase indestrutível em seus 4,54 mil milhões  de anos. Ela já foi bola de fogo, coberta de fumaça, de água, de gelo. Já teve rotação mais rápida, mais lenta. Já levou cacetadas que quase a tiraram de órbita e arrancaram-lhe nacos enormes. Teve no mínimo pólos em sete locais diferentes. Tem, também, entre outros meios de defesa, um “pai” que é Saturno, atraindo todas pedras maiores que viriam na sua direção. Saturno é uma espécie de guarda-chuva protetor, que pela Lei da Gravitação Universal, o faz protetor.
Isso estamos falando do planeta terra. 

HOMEM   PRIMITIVO 

E o ser humano?
Bem. Este é tão insignificante na crosta sólida do planeta, que pouco importa. Quase um fungo ou musgo.
Pode o homem destruir a terra?
Claro que não. Jamais. Isso nem em sonho.
Pode explodir quantas bombas atômicas desejar, queimar todo petróleo que aqui existir, vaporizar toda água, destruir toda atmosfera. O planeta ficará aqui como sempre esteve.
Mas, lembremos de um fato importante.
A terra é um organismo único, individuado, homogênio e sistêmico. Se o ser humano não se adaptar às exigências deste ser como tal, segundo suas reclamações, dentro de suas possibilidades, ele será simplesmente alijado da face do planeta. Charles Darwin em   "A Origem das Espécies" analisa isso em minudências.
O que deveríamos buscar, por instinto, é atendermos além dos interesses da espécie os apelos do planeta. 
Antes temos de ser úteis ao planeta e não a nós mesmos. Esta é a Lei.
Um ótimo fim de semana amigos.
Um abraço carinhoso em cada um de vocês.
J. R. M. Garcia.