segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

= VOCÊ ESTÁ DEPRIMIDO? =



     A depressão, como estado, não é apenas uma tristeza passageira ou fato que se lhe compara. É, antes e muito mais uma perturbação da saúde mental, o qual leva a uma somatização continuada.
      Centenas podem ser os sintomas, inclusive muitos que se multiplicam uns sobre os outros.
      Apenas alguns exemplos, que alternam de pessoa para pessoa.
      Cansaço físico, tristeza prolongada, sensação de vazio, desinteresse por atividades que gostava antes, vontade freqüente de chorar, auto estima baixa, falta de apetite, ânimo alterado, desolação espiritual, sentimento de desesperança, insônia ou sono excessivo, sono perturbado ou interrompido, dificuldade para concentração, memória fraca, dificuldade para decidi, fadiga, abatimento, pensamento de morte ou suicídio, inquietação, irritabilidade, dores em várias partes do corpo, problemas digestivos, vômitos, mãos frias e úmidas, quedas de cabelo, taquicardias e muitos outros.
      Nenhum destes sintomas, isoladamente, caracteriza um estado de depressão. A soma deles, sim. A repetição constante demonstrando males físicos, sim.
      Pessoa alguma, seja sábia, santa, poderosa, pobre, rica, culta, dinâmica, religiosa, inteligente ou não está sujeita a curto ou longo períodos de depressão.
    Examinando a literatura, cujo registro mais antigo para o Ocidente é a Bíblia, é de se ver que a depressão é tão antiga como o homem. De depressão sofreram David, Jonas, Jeremias, Isaías etc.
   Deste modo, seja ela um bem ou um mau, é permanente da espécie humana. E, talvez, de outras espécies também.
      Conceituá-la e defini-la, foi o que fiz. 
      Viver a depressão e dela conseguir sair, é um mau que aqui não sei como aconselhar. Obviamente o melhor é, se possível, consultar um médico.
      A todos um forte abraço.
      Boa semana.

      J. R. M. Garcia.