domingo, 10 de março de 2024

MODÉSTIA - CRÔNICAS E CONTOS - GARCIA




Eu sei que esta crônica parecerá careta.
Nos dia que hora correm, onde a busca universal é sempre para a obtenção maior de bens de consumo, seja no Ocidente ou no Oriente e em todos quadrantes do planeta, uma crônica contrária a essas metas, é sim careta. É como estar na contra mão dos ideais de busca pelo desenvolvimento material dos propósitos humanos universais.
Mas, não posso deixar de faltar à verdade para comigo mesmo.
Não vejo grandes metas nesta busca desenfreada pela realização material neste planeta. Com isso podemos comprometer a vida sobre a terra.
Hoje estimula-se uma filosofia do mais, da soma, da busca do crescimento desesperado de um conforto supérfluo. No fim, muito se confunde a vaidade humana, o status social, como se isso fosse verdadeiramente uma necessidade das pessoas. Sou radicalmente contra isso. Não temos necessidade desta disputa.  
Entendo que a vaidade, seja entre todas as espécies, exclusiva do ser humano.  Somente o homem disputa os assentos de proa. A confusão disso deixa o ser humano atoleimado
Fala-se muito das figuras sociais em grande destaque.
O que é uma figura em destaque?
Se ela destacou-se porque assim provocou, obviamente já não é mais digna deste destaque. Se ela assim torna-se inevitável, certamente o que busca legitimamente é retrair-se na modéstia.
Mas enfim como esta crônica é de um Blog, não podemos aumentá-la.
A verdade é que a busca dos primeiros lugares é doentia, cansativa, inútil e verdadeiramente tola.
É na vida modesta que o ser humano pode pensar, refletir e, enfim, estar bem consigo mesmo e, ao final, até encontrar-se.
 
Um ótimo domingo para todos vocês.
Abraços.
                      J. R. M. Garcia.