domingo, 27 de abril de 2014

= MUNDO RUIM ? =


Neste mundo tudo parece estar ruim demais.
      Você pensa assim?
      Então vou dizer o mundo que nasci.
Quando nasci, onde nasci, não tinha água encanada. Usávamos cisterna.
Nenhuma rua da cidade era calçada. O asfalto mais próximo ficava em São Paulo, a aproximadamente 600 km.  Não tinha iluminação nas ruas.  
O fogão que tínhamos era o de todo mundo. À lenha. Gravetos eram necessários para acendê-lo toda manhã e, depois, não o deixava mais apagar. A lenha era de aroeira, rachada e em montes no quintal.  
A luz elétrica existia, mas de uma usina movida à motor com uma lampadazinha tão frágil que mais parecia uma pequena vela. Isso até as 21 horas, quando a energia elétrica era desligada e, então, usávamos lamparina a querosene.  
Não existia, nem forno a gás, nem chuveiro elétrico, nem banheiro dentro de casa, nem liquidificador, nem nada movido a eletricidade. Pode ser que estas modernidades já existissem no mundo, mas não ali em Minas Gerais nos grotões.
Lanternas ainda não tinham sido inventadas.
Por óbvio não existia televisão, aparelho de som, telefonia celular e o que mais lá seja.
Telefone, por incrível que possa parecer, já existia, mas poucos e em ligações através de recados que as telefonistas transmitiam umas as outras.
O rádio já existia com pouquíssimas transmissoras e muita interferência.
Automóveis uns poucos “fordinhos” para a cidade toda.
E o mais importante: não existia antibiótico, esta mágica que libertou o mundo da infecção. (“A produção industrial começou nos Estados Unidos (EUA) no início da II Guerra Mundial “.)
Durante muitos anos vivemos deste modo, vendo o progresso ir chegando devagar até que uma cidade de grotões transformou-se na nossa era.
Que tal viver assim, meu amigo?
Tenham uma semana abençoada.
Abraços.

J. R. M. Garcia