sábado, 3 de maio de 2014

= CIRCO SEM PÃO =



                      Ninguém de boa fé pode negar a importância das disputas dos jogos mundiais de futebol a serem realizados no Brasil. Sem dúvida é motivo de júbilo, de alegria, de contentamento. É muito bom que assim o seja. Como todos, também eu, regozijo-me por estes certames. Com atenção juvenil acompanharei com todo entusiasmo tantas quantas forem as partidas que realizarem.
         No entretanto, fico aqui a pensar o excessivo enaltecimento e desvairo com que a mídia dá destaque a este evento.
          A se ver como os jornais, atribuem relevância exagerada a estes jogos, ficamos assim a imaginar que nossa História dividi-se entre o “antes e o depois”.
          É como se após tais festividades esportivas, nosso país fosse alterar da água para o vinho.
         Após estes eventos o Brasil terá resolvido o problema dos prontos socorros lotados; o nosso índice de criminalidade em mais o de 51.000 assassinatos por ano (o maior do mundo); como se a inflação desistisse de nos devorar; o dólar não continuasse subsidiado a favor dos bancos; os juros pagos pelo país ao exterior não fossem os mais altos do mundo; o transporte coletivo fosse resolvido; o problema de energia elétrica fosse concertado; nossas estradas dessem escoamento a nossa produção; a segurança de nossa população aumentasse; o grau de investimento privado pudesse ser aumentado em detrimento da iniciativa pública; o intervencionismo estatal fosse diminuído; a burocracia restringida; o índice de corrupção fosse coibido; nosso ensino fosse mais eficiente; os professores do ensino médio fossem pagos acima da linha mil da miséria; nossa política externa fosse menos venal.
                 Isso.
           Terminada a copa estes problemas estariam resolvidos?
    Ahhhh!!!!!!!!!!!!! Este seria o grande milagre.                    
                Esta seria a etapa magistral de nossa História.
               Mas não. Tristemente não. Após os jogos, tudo voltará como d’antes no curral de Abrantes.
          Cada um voltará para sua casa frustrado, sabendo que o que aconteceu foi apenas uma noite de sonhos. As dívidas e os problemas serão os mesmos a arrasar-lhes os corações entristecidos.
             O ditado “PÃO E CIRCO” que os romanos antigos alardeavam, aqui é “PAO SEM CIRCO”.
           Tenham um domingo abençoado, minha Amiga(o).  
                     Abraços.

                     J. R. M. Garcia.