terça-feira, 6 de maio de 2014

= GRAÇA = QUESTÃO CIENTÍFICA =

 

    Desculpem-me os que não concordam. E muitos realmente não concordam mesmo.

      Tenho para comigo que a Graça é um favor legado ao Homem, pela misericórdia de um Poder supremo. Melhor explicando. Um dom gratuito e sobrenatural dado indiscriminadamente ao ser humano, independentemente de seu merecimento sob nosso julgamento imediato.

    Imenso, incomensurável é o Universo. Diria que inimaginável são seus números, sejam estes para o macro como para o micro. Logo, desejar aqui aquilatar o juízo desta imensidão atribuindo-lhe valores morais e éticos, correlacionando fatores idênticos e díspares entre si, além de se empreender uma infantilidade imensa, é de uma pretensão tão ignorante quanto estúpida.  

     Qualquer um que tenha presenciado um ato de Graça, saberá muito bem que esta tanto beneficia monstros como Hitler, escapando de repetidos atentados, como santos e crianças destinadas a uma desgraça perpétua nessa vida e que esquivam-se de mazelas terríveis com plena justiça. A uns e outros, indistintamente de nosso julgamento, o ato da Graça faz-se pleno.

      Desta feita, a Graça não é explicada ou explicável. Dela apenas sintamos-nos favorecidos.

        E, por quê é uma questão científica e não religiosa?

      Sim. Porque ao buscar entendê-la, muito mais esta perspectiva é acessível ao plano científico do que a religiosidade. A religião devota merecidamente a moral, a ética, a tradição. A ciência a pesquisa pura e meramente racional.

      Tenham uma ótima semana.

      Abraços.


      J. R. M. Garcia.