segunda-feira, 9 de junho de 2014

= FUI ASSALTADO =



      Dia: ontem a noite.
Local: Próximo ao Hotel “Belém Soft Hotel”.
Horário: 10,30 horas aproximadamente.  
Cidade: Belém.
Embora seja advogado não consigo lembrar texto do Código Penal que qualifica o crime. Mas acho que, na verdade, meu forte nunca foi  o Direito Penal.
Vocês sabiam que em Belém não tem Polícia Civil ?
Nenhuma. Nada. É uma cidade pacata, generosa, gentil, educada. Acho que, por isso mesmo, aqui não se usa policiamento algum. Não vi, em todo tempo que tenho estado aqui  -e vai para dias e dias- nenhum carro de polícia e na rua, apenas uns quatro guardas parados em algum local.
Mas, sobre o assalto.
A rua larga, passeios amplos, mas vazia, sem transeuntes. Garoando. Aqui sempre há uma neblina no início da noite, é o que tenho notado. Mangueiras centenárias ornamentam as ruas. Imensas. É chamada “capital da manga”. A iluminação fica abaixo das mangueiras, que são muito altas.
Na calçada veio caminhando devagar um rapaz. De repente mesmo ele se atirou sobre mim e por trás, que eu não vi, uma pessoa arrancou sob me braço uma pizza que eu terminara de comprar. Ambos correram na rua vazia, dobrando a esquina.
E as mangueiras parecem que sorriam como a dizer: “Desta vez veio, você teve sorte.”
Não considero assalto. Isso é fome mesmo.
Um susto.
Tenham uma feliz semana, esperando a abertura da Copa que vem com tudo.
Isso de fome, é besteira. Tá tudo certo.
A todos um abraço.
J. R. M. Garcia.