quinta-feira, 12 de junho de 2014

= SEM BRIGA =



Quando me iniciei na advocacia  -e isso já faz meio  século- comecei o exercício como o quê chamavam,  à época, “solicitador acadêmico”. Eram dois professores da própria faculdade, os quais no escritório  professavam a advocacia.
Um, pouco estudioso, mas cuja inteligência era brilhante. Antes mesmo de explanarmos o problema, já ele trazia a resposta. Outro, extremamente metódico, cauteloso, previdente, estudioso, sistemático.  O primeiro bebia regularmente e o segundo de todo abstêmio. Um de excelente humor, o outro  circunspecto. Difícil entender como duas pessoas tão diferentes  davam-se bem. Mas, na verdade, respeitavam-se muito. Diria mesmo que gostavam da companhia um do outro.
O fato.
Fui, com ambos, acompanhar uma audiência de instrução e julgamento, em uma Comarca distante uns 200 quilômetros. Lá, como a audiência estava marcada para as quinze horas e, chegamos por volta de onze horas, fomos almoçar.
Um deles começou a beber com estômago vazio, esperando o almoço. O outro somente olhando. Olhava e, cada vez, o outro bebia mais. No fim, o timbre de voz já ficou pastoso. E fomos para a sessão.
Pronto.
Chegando à audiência, o que bebera estava infundadamente alegre, efusivo, falante. Cumprimentou o Juiz com um abraço, mesmo sem este erguer-se. Deu a impressão que ele e o Juiz eram amigos íntimos, o que não era verdade, pois não se conheciam.
E o pior.
O Juiz, um ancião de certa idade, o que bebera e estava alegre, passou a mão em sua cabeça sem cabelos e , alegremente, disse:
---Heee !!! Debaixo desta carequinha aqui está toda sabedoria de nossas ciências jurídicas...É um sábio...
       O juiz, entendendo tudo, experiente, habilidoso, levantou, pediu licença e mandou recado pelo escrivão: a audiência havia sido adiada.
       O constrangimento foi geral. 
       Todos ficaram envergonhados.
       Talvez, de forma análoga, o Ministro Joaquim Barbosa devesse ter resolvido o impasse de ontem na Suprema Corte.
       E Viva a Copa.
       Abraços.
       J. R. M. Garcia.