sábado, 13 de setembro de 2014

= ELES MATAM SEU PRÓPRIO PASSADO =






 Mais racional tanto é o quanto for irracional. (J.R.M.Garcia)
Muitos há que matam seu passado.
Tal qual alguns inventam um tempo pretérito, outros o destroem. Os malefícios dos que o aniquilam são, às vezes, mais graves do que os que o idealizam. Tão séria é esta extinção que, com isso, podem devastar não somente a si mesmo como aos que os cercam.
Exagero?
Não. Nem tanto. Se aceito que pelo menos metade de mim é inconsciente, também devo aceitar que minhas motivações maiores também o são. A lógica é pouco mais do que um método, um processo que criei para realizar, experienciar, explicar e compreender meus feitos. É um meio de lidar com o mundo que me cerca. Quando somo dois mais dois, a indagação mais inteligente seria perguntar: por quê? Esta investigação é maior, imensamente mais anímica e profunda, pois com ela é possível que responda a que título esta soma aparentemente correta resulta. Será que quero realmente o resultado quatro? Ou talvez nunca deveria tê-la feito? Ou, e se a ignorasse de todo?
O emocional não é tudo, mas é muito.

Daí a dizer que os incomparáveis filósofos e pensadores são, até certo ponto, loucos.


 ACELERADOR DE PARTÍCULAS

É muito mais importante ao sabor de uma criança que lhe chegue um pão quentinho com manteiga, ainda rescendendo ao forno, do que a incrível descoberta de que a massa é que produz a gravidade e que, sem ela, “as estrelas não se poderiam formar, nem planetas, nem nós.” De que importa “... se não é a partícula que produz a massa, mas sim é o campo associado a ela”? Genial Higgs! “É uma espécie de gosma pegajosa e, portanto, não tem massa”.  Parabéns !
Mas o quê me fica -no eu anímico, inconsciente e emocional- é o ódio do aroma de todos os pães do mundo, dos fornos, pela eternidade daquele ázimo distraidamente negado. Ou talvez presenteado. Isso eterniza e já, agora, -passados os anos-, pouco importa a sacra Física de Hawking e a manipulação do “bóson”. Odiarei os pães e os fornos -ou os amarei- sem pensar em LHC com uma energia de 4.000 gigaelétron –volts.
Logo, para Hawking, pode ser que dois e dois sejam quatro “bosons”, mas para mim a mensagem é de antipatia, é de destruição se confrontado com o pão. Odeio os pães, porque muito os amei e não os tive.
Este é o subconsciente em luta contra a razão.
Percebe?
Daí o desejo não consciente de destruir os pães.
Pessoas há que, por razões que não são estas, alienam casas, veículos, bens, propriedades. Odeiam o que lhes foi dado com carinho sem razão compreensíveis, justificando inteligentemente seus atos até que a miséria lhes batam a porta. Daí, em conflito, sem nada entender, morrem na desgraça muitas vezes amando o nada que, agora, odeiam.
Estes mataram o passado.
Um ótimo fim de semana.
J. R. M. Garcia.