domingo, 7 de setembro de 2014

= UMA PESSOA SUICIDA A CADA 40 SEGUNDOS =



É desagradável, é irritante, é aborrecido, mas é preciso comentar.
A pior pandemia mundial, hoje, se existe, é a ansiedade, a angústia, a depressão e, afinal, o desespero. É estatística insuspeita da prestigiada Organização Mundial da Saúde: “A cada 40 segundos uma pessoa suicida no mundo.” “Somente 28 países tem estratégias nacionais de prevenção.”
Enquanto você lê este texto acima, uma pessoa suicidou-se no planeta.
Há pandemia mais disseminada que essa?
        Isso estamos falando do suicídio visível, sensível, perceptível e diagnosticado.
E os outros? Os que se matam por processos não claramente letais. O alcoólatra não é a rigor um suicida? Mas, quantos assim se matam lentamente?
Há milhares de motivos para justificar o suicídio, mas creio que muitas sejam mais comum: Sentirem-se envergonhadas; culpadas; serem um peso para os demais; vítimas reais de sentimento de rejeição; de perda; solidão profunda; situações devastadoras, envelhecimento (os idosos têm a maior taxa de suicídios);  morte de uma pessoa querida; trauma emocional grave; doença física grave; desemprego;  problemas financeiros, histórico de ter sofrido negligência ou abuso, viver em comunidades onde houve surtos recentes de suicídio de jovens; término de relação amorosa e muitas, muitas outras razões.
Não sou nem psicólogo e muito menos sociólogo.
Mas afirmo. 
Nem todos estes motivos, causas ou outras milhares serão capazes de vencer o sentimento de real esperança, fé e amor.
Dê a um ser humano uma pequena luz de motivação e este sentimento de desespero desaparece de sua mente.  A não ser que seja mentalmente doente, a motivação cura qualquer idéia de suicídio.
A motivação é a cura para o suicídio.
Tenha uma ótima semana com muita motivação.
J. R. M. Garcia.