segunda-feira, 17 de novembro de 2014

= JUSTIFICATIVA =

JUSTIFICATIVA



            Eu disse aqui, -aliás escrevi- , uma crônica a qual criticaram-me por lamentar a terceira e última idade.
        Foi domingo passado. Mais precisamente dia 16 deste mês.

             Ali afirmei:

        Em que isso atenta ao pudor?

        Onde isso diz inverdades?
        Onde minto?
        Onde há contradição?
        Aaaahhh!
 Mas bateram-me pesado com o labor e sabor de chibatadas!
É como se, com palavras de heresia sacrílega, houvesse textualizado  termos criminosos e não verdades tão banais quanto tão antigo existe o ser humano no planeta.
Eu poderia também ter somado, que na velhice, pessoas há que colhem os frutos do respeito, da veneração, da atenção, do carinho  que eventualmente lhes devam. Mais que o tributo de uma vida longa e cheia de lutas, é um dos legados maiores que pode o homem deixar. Mas não. Ao contrário quis firmar o lado negativo disso tudo...
E por que não deveria ?
Por que mentiria?
Tão verdade é a gratidão, quão verdade é a tristeza do poente.
Ao leitor justo e atilado saberá fazer a diferença. Os que somente assistem a um lado, certamente é um pouco caolho e o mundo, a idade, lhe endireitará a visão.
Talvez não saiba que a um cronista, a vitrine da vida é mais que um espelho do mundo, é o que vai além deste mostruário.
Abração  amigas(os) que sempre leem-me.
J. R. M. Garcia.