sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

= NINGUÉM VAI LER = (PENINHAAA !!!! -rss)

UNIVERSO   QUÂNTICO

A DIFERENÇA ENTRE “FÍSICA CLÁSSICA” E “FÍSICA QUÂNTICA”

1)-É simples e não é.
Para os que compreendem o que vem a ser Física Clássica, não é difícil entender que as fórmulas, os paradoxos, as equações que desta cuidam, são exclusivamente no atentar das massas nos corpos aglutinados em densidades mensuráveis, seu comportamento e leis que os regem.
E, se pergunta:
“Há outras “leis” que regulamentam o comportamento dos corpos celestes, e a própria Natureza na face do planeta?”

2)-No século XIX, a matéria  era tida como a realidade fundamental e final. “Os cientistas viam o Universo como uma grande máquina comandada por leis imutáveis. O tempo “passava” de forma confiável do passado ao presente. O efeito se seguia à causa em uma seqüência rígida e reafirmadora.”(fls.69)  
O século XX trouxe com ele novas formas de olhar para fora do espaço e para dentro, para o átomo. As duas direções forneceram revelações perturbadoras e confundiram realidades clássicas.
Aprendemos, de um só fôlego, que energia e matéria são duas diferentes expressões da mesma coisa. A própria luz  -  até hoje sem explicação – algumas vezes se comportava como uma onda e em outras como uma corrente de partículas.
Dentro de um átomo, que anteriormente era concebido como uma bola indivisível, foi descoberto um universo em miniatura que contradizia todas leis da ciência clássica.  
O átomo tem aproximadamente dez milésimos de milímetro de diâmetro, (infinitamente pequeno, não é?) mas o mais espantoso é que ele tem, ainda, 99,99% de seu volume em espaço vazio. Os cientistas acreditam que em um corpo humano, a relação entre a chamada massa e o espaço vago entre ela é de 200 bilhões por um. Ou seja, nada. Se todo espaço fosse eliminado entre os átomos, a terra não teria mais que o tamanho de uma bola de “baseball”, embora com densidade imensa.
Somos apenas um pensamento.
Isso tudo e muito, mais o século XX trouxe ao conhecimento da Ciência, o que levou Einstein a dizer: “O átomo é mal-assombrado. Eles parecem capazes de existir em vinte lugares diferentes.” E exasperado, o Nobel de Física Wolfgan Pauli a exclamou: “No nível atômico o mundo objetivo deixa de existir”.

3)As leis que regem este micro universo, suas fórmulas, seus comportamentos paradoxais e inexplicáveis momentaneamente, são o objeto de estudo da Física Quântica. Crê-se que, ao desvendar este mini universo, revelado estarão os segredos do Universo profundo.
Isso é a Física Quântica.
Simples, não é?
Simples assim.
J. R. M. Garcia.