domingo, 19 de abril de 2015

= SOU LOUCO MESMO ? =



Hoje, logo ao levantar, uma pessoa mostrou-me a frase de um texto a título de abertura no prefacio de uma obra.
Li. Dizia mais ou menos assim: “Que a primeira voz que alguém ouve ao nascer, é a de sua mãe...”
Fiquei assim meio calado. Não achei verdade no texto. Dúbio pelo menos era. Nada expressivo...Sempre tive a impressão de que alguém ao nascer,  ouvisse muitas vozes, gritos, sons estranhos e até correria.
Mas a pessoa insistiu: “O que desejo dizer, é que essa voz é a voz da pátria...”
Bem. Aí calei-me. Porque a ausência deste Brasil faz bem a todos nós.
E ainda respondi: “Quem está indo embora é ele. Não gosta do Brasil.”
A resposta desta pessoa veio sem nem pensar: “Conversar com louco não adianta...”
Isso levou-me a memória há muitos, muitos anos passados. Quase na minha infância. Aliás de má memória, pois ajudou a matar meu pai.
Na ocasião Moacyr Franco lançou uma música de carnaval que se intitulava “Oi!  Me dá um dinheiro aí.” Foi sucesso. A piada, tolinha, era assim. O cidadão chegava perto de outra pessoa e perguntava: “Se você se visse em uma condição de pobreza e fome extrema, você roubaria ou pediria esmola?”
Logo a pessoa responderia imediatamente: “Pedia esmola....” E o indagador responderia, estendendo a mão, diria: “Oi, me dá um dinheiro aí?”
E eu respondi: “Roubava...”
Ao que a pessoa acrescentou com certa raiva: “Com você não dá para fazer piadas. É louco.”
Bem. Mil anos depois chamam-me de louco outra vez logo ao levantar.
Mas pensando bem, será que sou louco mesmo ?
Bom feriadão.

J. R. M. Garcia.