sábado, 16 de maio de 2015

= FELICIDADE =


         Eterno tema.
     Rios de tinta riscaram toda a terra falando deste assunto desde que aqui o homem surgiu.
   “Ter riquezas, bem-estar e consumir  muitos bens materiais não é o mesmo  que ter felicidade”, dizem alguns como Pepe Mujica, o ex-presidente do Uruguai.
   Para ele isso é uma verdade, que aliás é facilmente defensável. E completa o texto de maneira quase irrefutável: “Essa é a outra face de nossa angústia, que caminha pelas ruas na forma de milhões de indivíduos submerso na solidão em uma sociedade moderna multitudinária”.
    Segue a linha do mitológico Diógenes que, vivendo em um barril, recomenda a Alexandre dar-lhe mais espaço para tomar sol.
     Muito antes de conhecer o pensamento de Mojica, já eu considerava que o consumo não é saída alguma.
    Imagino que a felicidade é um estado de ânimo que, emanando de uma consciência anímica, não perceptível e, portanto, não descritível, habita algumas pessoas de forma tão indistinta como o estado de graça descrito por Santo Agostinho. É a vontade de Deus.
    Este pensamento, levado a instituição pública, seria trazer à liberdade a quantidade maior de pessoas que, de forma responsável, exercessem em pleno grau  suas motivações.  Assim poderíamos não ter um PIB, mas um IF (índice de felicidade) mensurável.
         Bom fim de semana.
         Abraços.
         J. R. M. Garcia.