sábado, 2 de maio de 2015

= INGRATIDÃO ENOJA-ME =

MARTA e MARIA 

            É bíblico.
         Marta e Maria (aqui Maria não é a mãe de Jesus) eram irmãs -narra o evangelista- e optam uma por estar na cozinha, preparando comida para Jesus, enquanto na sala a outra, sentada aos pés dele, ouvia suas palavras e sua doutrina.
    Maria cuidava da comida em azáfama na cozinha e reclama de Marta que, serenamente, ouvia a pregação do Mestre:
-- Por que ela aí fica sentada, enquanto eu, aqui, labuto na feitura e cozimento da refeição?
         Até hoje a resposta do Mestre confunde teólogos e doutrinadores cristãos.
-- Marta, Marta...Ela escolheu a melhor parte. Ouve-me enquanto estou aqui, pois logo irei e já não me terá.
Estranha resposta. Uma está a trabalhar, enquanto a outra ouve o som musical das palavras de Jesus e esta é elogiada, em detrimento da outra que se acumula de serviços, a dar-lhe o quê de comer.
         Mas pelo visto Jesus pensava exatamente assim. Mais importância dava naqueles que ouviam suas palavras do que aos quê, religiosamente, o serviam.
         Para mim, embora surpreso, valorizo ambas atitudes. Tanto daquele que labuta nos afazeres, quanto daquele que doutrina os grandes temas valia igual. Mas, talvez a história não seja exatamente esta e, de mais a mais, a verdade é exata quando o ser humano deixa os valores do amor, da gratidão, da humildade em troca do dinheiro e vantagens.  A ingratidão enoja-me.   
Mas não creio que Maria fosse assim, pois do contrário não estaria a preparar a "bóia" para Deus.
Bom domingo.
J. R. M. Garcia.