sexta-feira, 21 de agosto de 2015

===A ÉTICA DE DEUS===

         


        É quase certo que Deus seja o criador do universo. Seria difícil, impossível que exista um efeito sem causa, no dizer de Aristótales. Como criou, porque, com  que fim...Ah! Isso não sabemos. Seria redonda tolice tentarmos, por ora, o desvendar deste assunto. Ou alguma civilização mais avançada nos conta, ou teremos de esperar o fim.
         No, entretanto, o ponto de vista ético de Deus já está há tempos desvendado.
         A condução de Deus no que se refere a terra e a tudo que nela existiu, já é matéria fática e real. Darwin matou a charada a tempo. Os mais adaptáveis são os que sobrevivem. Para trás ou para frente, com evolução ou involução, ele provou isso.
         Nada de um novo deus em disputa com o mal. Nada disso. Se se diz que Ele é onipontente já teria a milênios destruído o que for mau.  Isso é coisa e fundamento de todas religiões. O bem e ou o mau servem a evolução adaptativa neste planetazinho,  girando e volta de uma estrela de quinta grandeza. O que é ruim para uns (a matança do gado por exemplo) é bom para o estômago do homem.E assim por diante.
         Porque criou isso, se é que criou, se é que tem consciência de si mesmo e não existe apenas com uma lei abstrata como a gravidade, ainda não sabemos.
         Mas penso que Darwin provando sua tese da existência garantida pelos mais aptos já foi um gigantesco passos.
         Um bom fim de semana.
         J. R. M. Garcia.